Crossovers Linha 2020 Peugeot

Peugeot 3008 2020: preço, consumo, motor, revisão (e fotos)

Peugeot 3008 2020: preço, consumo, motor, revisão (e fotos)

Anunciado no mercado brasileiro em junho de 2017, o Peugeot 3008 de segunda geração é a atual principal aposta da marca francesa para o segmento de utilitários-esportivos em nosso País.


O modelo chama a atenção pelo visual para lá de moderno, além do interior com recursos exclusivos na categoria – como é o caso do painel marcado pelo cluster de instrumentos em posição mais elevada e o volante de diâmetro pequeno.

Hoje o 3008 2020 está disponível em duas versões de acabamento, a Allure e a Griffe Pack. Ambas saem de fábrica com motor 1.6 litro turbo de quatro cilindros a gasolina, com transmissão automática de seis marchas e tração dianteira.

Dependendo da configuração, o Peugeot sai de fábrica com uma lista de equipamentos para lá de recheada. Há recursos como teto solar panorâmico, painel de instrumentos totalmente digital com tela de 12,3 polegadas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e massageador, banco do condutor com memória de posição, seis airbags, faróis totalmente em LED, sistema que estaciona o carro quase que de maneira independente, entre outros.

Peugeot 3008 2020: preço, consumo, motor, revisão (e fotos)

Peugeot 3008 2020 – detalhes

O Peugeot 3008 2020 é um crossover com estilo mais próximo de um SUV de porte médio. Como não dispõe de tração nas quatro rodas e sua suspensão traseira é por eixo de torção, o modelo tem apenas aspiração off-road, porém, sua vocação mesmo é para o asfalto.

Com linha de cintura alta e design moderno, conta com frente elevada e faróis chanfrados, equipados com repetidores de direção e luzes diurnas com diodos emissores de luz de dupla tonalidade, bem como faróis bi-xênon.

A grade com curvatura negativa também chama atenção pelos seus elementos cromados e bordas bem maciças e metalizadas. O para-choque envolvente conta com faróis de neblina em LED e luzes de conversão estática.

As rodas de liga leve aro 19 têm desenho esportivo e agradável. Na traseira, as lanternas remetem às garras do leão, sendo totalmente em LED e emolduradas por uma barra em preto brilhante. Um longo e espesso friso cromado nasce na coluna A e vai até a junção da tampa traseira com a coluna C.

O teto solar panorâmico tem um bom tamanho.

Peugeot 3008 2020: preço, consumo, motor, revisão (e fotos)

No interior, o Peugeot 3008 2020 conta com o chamado i-Cockpit 2.0, um ambiente sofisticado e envolvente, focado totalmente no motorista, que recebe a atenção de todo o painel para si.

O quadro de instrumentos é digital e configurável, tendo tela de 12,3 polegadas e três temas de visualização. É possível personalizar cada item dos campos apresentados no display, incluindo algumas das novidades da versão Griffe Pack.

A central de entretenimento tem tela de 7 polegadas e vem com os sistemas de integração de smartphone, que no caso são Android Auto e Car Play, pertencentes ao Google e à Apple. Há também um aplicativo de serviços remotos da Peugeot, bem como câmera de ré com visão de 180 graus por cima, bem como outras funcionalidades.

Não há navegador nativo, o que é uma falha.

O painel envolvente conta ainda com uma alavanca de câmbio de acionamento elétrico e com design bem sofisticado. Há também carregamento indutivo para celulares e modo Sport, além de freio de estacionamento.

As teclas cromadas no painel remetem ao modelo anterior, assim como o frigobar com 32 litros entre os bancos. Os bancos são envolventes e em couro, sendo os dianteiros com cinco tipos de massagem e mais ajuste elétrico no do motorista.

Tecidos de alta qualidade trazem um aspecto mais exclusivo ao carro. O espaço interno é bom e o porta-malas é generoso: 520 litros.

Peugeot 3008 2020: preço, consumo, motor, revisão (e fotos)

Peugeot 3008 2020 – novidades

A última novidade na linha do Peugeot 3008 foi a adição da versão de entrada Allure, que veio com um bom custo-benefício para quem estava interessado no modelo francês.

Essa versão tem o mesmo motor 1.6 THP da configuração mais cara, e traz algumas novidades visuais, como para-choque remodelado, novo desenho nos faróis (que tem máscara negra), nova grade, entre outros.

Além disso, a Peugeot decidiu colocar em toda a linha do 3008 2020 o pacote Black Diamond de série, que consiste em retrovisores e teto pintados em preto.

Por outro lado, essa versão perde todo o pacote tecnológico da versão mais cara Griffe Pack, incluindo faróis de LEDs, frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa com correção, alertas de fadiga e de ponto cego, controle de velocidade adaptativo (ACC), carregador de smartphone por indução e bancos dianteiros com massageadores e ajustes elétricos.

Novidades anteriores (linha 2019)

Anteriormente, a novidade da linha do Peugeot 3008 havia sido a entrada da nova versão Griffe Pack. O novo Peugeot 3008 Griffe Pack figura como a opção mais cara e equipada da linha.

Para justificar o preço mais elevado, o novo modelo compensa nos equipamentos de segurança. Ele dispõe de detector de fadiga do condutor com sistema de alerta, frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, correção e aviso de permanência em faixa, assistente de farol alto, reconhecimento de placas de velocidade e recomendações, piloto automático adaptativo com sistema de parada, alerta de ponto cego, sistema Visiopark de estacionamento semiautônomo, entre outros.

Ele se diferencia ainda por alguns pequenos detalhes visuais, como é o caso da pintura em preto brilhante nas capas dos retrovisores, teto e colunas.

De resto, ele segue a mesma linha do Peugeot 3008 Griffe. Este modelo de entrada já oferta recursos como seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, alerta de pressão baixa dos pneus, central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas, direção elétrica com assistência variável, teto solar panorâmico, iluminação ambiente em LED, banco do motorista e do passageiro dianteiro com ajustes elétricos e massageador, entre outros.

O Peugeot 3008 pode ser encontrado em quatro opções de cores. São três metálicas (Cinza Artanse, Metallic Copper e Preto Perla Nera) e uma perolizada (Branco Nacré).

Outra novidade na linha de SUVs da marca francesa foi a chegada do modelo 5008, uma variante longa e de sete lugares do 3008, que chega ainda no primeiro semestre com a mesma mecânica 1.6 THP com câmbio automático de seis marchas.

Com esse modelo, a gama de SUVs da Peugeot aumentará para três, visto que ainda tem o 2008. Pode ser que o 5008 venha também em duas versões, mas uma com pacote mais completo eliminaria a necessidade da segunda devido ao preço maior do carro em relação ao irmão menor.

Ambos serão importados e não há previsão de montagem no Uruguai, onde a PSA monta os comerciais leves Peugeot Expert e Citroën Jumpy, ambos feitos na mesma plataforma modular EMP2.

Outro ponto que pode vir a acontecer é a introdução da tecnologia Flex no 1.6 THP vendido com o Peugeot 3008 2020. Nesse caso, a potência com gasolina sobe para 166 cv e com etanol fica em 173 cv. Reduz-se emissão de poluentes e dá mais liberdade ao proprietário para escolher o combustível, uma vez que não há como vender aqui a versão diesel BlueHDi 2.0.

Uma versão que poderia vir ao Brasil é a GT Line, que traria um nível de acabamento superior, bem como outras novidades tecnológicas, mas por conta do odorizador personalizável, a chegada dessa versão ainda vai demorar.

Na Europa, o Peugeot 3008 continua como um dos utilitários esportivos mais vendidos e tem uma boa oferta de motores a gasolina ou diesel, bem como em breve surgirá uma opção híbrida.

Espera-se também que surja uma versão esportiva, equipada com o 1.6 THP de 270 cv, o mesmo do Peugeot 308 GTI S.

Peugeot 3008 2020: preço, consumo, motor, revisão (e fotos)

Peugeot 3008 2020 – versões

  • Peugeot 3008 Allure 1.6 THP AT 2020
  • Peugeot 3008 Griffe Pack 1.6 THP AT 2020

Peugeot 3008 2020 – equipamentos

Peugeot 3008 Allure 1.6 THP AT 2020

ITENS DE SÉRIE: rodas de liga-leve aro 19″; alarme; airbags frontais, laterais e de cortina; ESP; controle de tração, estabilidade e Hill-Assist; Toggle Switches; acesso com mãos livres (ADML); faróis halógenos com máscara negra; central multimídia 8″, com Android Auto e CarPlay; ar condicionado automático bi-zone com saída para o banco traseiro; bancos em couro; motor turbo 1.6 THP 165 cv; visiopark 180º, sensores de  estacionamento dianteiros e traseiros, trava elétrica de segurança para crianças, lanternas traseiras em LED, barras de teto em alumínio, compartimento refrigerado no console central, Ambient Light (no teto panorâmico quando equipado), painel soft touch, acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca (ESS), ISOFIX com sistema Top Theter, protetor de cárter, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, piloto automático, seletor de marcha com acionamento elétrico, freio de estacionamento elétrico, paddle-shifts e cluster digital de 12,3” customizável.

Peugeot 3008 Griffe Pack 1.6 THP AT 2020

Se diferencia pelo sistema de alerta de ponto cego ativo, detector de fadiga do condutor, correção e alerta de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, leitor de placas de velocidade, alerta de tráfego lateral com correção de direção, alerta de tráfego traseiro em manobras, detector de pedestres, assistente de farol alto e teto e capa dos retrovisores externos pintados em preto brilhante.

Peugeot 3008 2020 – preços

  • Peugeot 3008 Allure 1.6 THP AT 2020 – R$ 159.990
  • Peugeot 3008 Griffe Pack 1.6 THP AT 2020 – R$ 179.990

Peugeot 3008 2020: preço, consumo, motor, revisão (e fotos)

Peugeot 3008 2020 – motor

O Peugeot 3008 2020 emprega o antigo motor 1.6 THP de origem Prince, um tipo de motor desenvolvido ela BMW em parceira com a PSA, a fim de substituir o antigo Tritec no caso da marca alemã (N) e o TU da montadora francesa.

Esse propulsor evoluiu bastante dentro da montadora, mas não de geração, o que aconteceu na BMW com a série B modular. Na PSA, surgiu o 1.4 aspirado, assim como o 1.6, que é utilizado aqui também.

No caso do THP, o Prince rendeu potências de 150 cv, 156 cv, 165 cv, 175 cv, 200 cv, 210 cv, 250 cv e 270 cv, demonstrando assim sua enorme capacidade de força, equipando carros esportivos como o Peugeot 308 GTI S.

Com 165 cv a 6.000 rpm e 24,5 kgfm a 1.400 rpm, é caracterizado pelo grande torque em baixas rotações e resposta rápida ao acelerador, assim como consumo condizente com seu desempenho.

No momento, a PSA não indica o que será feito do futuro do Prince. A montadora francesa precisa de um motor mais moderno nessa faixa de potência e só conseguiria isso com o Puretech 1.2 Turbo, que poderia entregar até 160 cv numa nova calibração.

Acima disso, a empresa teria que desenvolver um novo motor, atualizar o 1.6 THP ou utilizar de outro fabricante, que poderia ser a BMW. Se um dos três casos não acontecer, a Peugeot Citroën DS Opel Vauxhall terão problemas, mesmo porque ainda é necessário um motor de força no começo da era dos carros elétricos.

Peugeot 3008 2020: preço, consumo, motor, revisão (e fotos)

Peugeot 3008 2020 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Peugeot 3008 1.6 THP AT6 – 8,9 segundos e 206 km/h

O Peugeot 3008 2020 é um crossover com estrutura bem rígida e estável, pesando pouco mais de 1,5 mil kg.

O utilitário esportivo tem uma excelente performance para o seu porte, sendo um carro com propulsor Prince – desenvolvido em parceria com a BMW há alguns anos – com 1,6 litro e equipado com tecnologias atuais, tais como turbocompressor de baixa pressão, intercooler ar-água e comando de válvulas variável (admissão apenas).

Ele também tem coletor de escape integrado, tuchos hidráulicos, injeção direta de combustível de alta pressão, bloco e cabeçote em alumínio, correia dentada, entre outros.

O câmbio é automático, produzido pela Aisin no Japão, que tem seis marchas e modo Sport. Com tudo isso, o Peugeot 3008 2020 possui uma condução bem esperta, tanto em termos dinâmicos quanto práticos, ostentando uma boa capacidade de aceleração e retomada, além de oferecer uma direção bem leve e ativa, que permite dirigi-lo como se fosse um hatch médio.

Os freios também contribuem muito para o bom desempenho também nas curvas. Mesmo com suspensão traseira por barra de torção, o SUV se mantém bem neutro nas curvas e desvios rápidos de direção.

No dia a dia, o conforto a bordo é elevado, tanto no uso urbano quanto no rodoviário.

Essa boa dinâmica de condução o faz ser um dos modelos de melhor dirigibilidade do mercado, mesmo não tendo uma versão esportiva ou de maior potência e performance. A Peugeot padronizou seus carros de segmentos superiores com o motor 1.6 THP de 165 cv a 6.000 rpm e 24,5 kgfm a 1.400 rpm.

Ou seja, não haverá nada abaixo ou acima dele por um bom tempo, visto que a marca francesa não tem projeto para um motor mais moderno, embora haja uma movimentação dos fabricantes no sentido de produzir potência semelhante, mas com com pouco mais de 3/4 desse volume.

Assim, teria de surgir um Puretech Turbo 1.2 com 163 cv, pelo menos. Bom, mas por ora, o 1.6 THP dá conta do recado em termos de performance e eficiência no 3008 2020.

Peugeot 3008 2020: preço, consumo, motor, revisão (e fotos)

Peugeot 3008 2020 – consumo

O Peugeot 3008 2020 tem um bom consumo urbano, mas no rodoviário, segundo o Inmetro, ele nem faz 10 km/litro. Porém, rodando-se com o crossover, ele apresenta números bem melhores no ciclo rodoviário, chegando a mais de 13 km/litro.

O modelo utiliza um bom motor com turbo e injeção direta, que por si só ajuda a reduzir o consumo de combustível, bem como um câmbio Aisin de seis marchas bem escalonadas e apenas tração dianteira.

Porém, para melhorar esses números, o Peugeot 3008 terá de receber mais melhorias, tais como sistema Start&Stop – que é o desligamento automático do motor com o carro engatado e parado – além de transmissão automática Aisin com oito velocidades e modo roda-livre, que permite ao câmbio desacoplar durante as desacelerações, reduzindo assim o consumo.

A Peugeot também poderia adicionar comando variável no coletor de escape e alguns melhoramentos que só são vistos no 1.6 THP de 200 cv na Europa.

Cidade

  • Peugeot 3008 1.6 THP AT6 – 9,4 km/litro com gasolina

Estrada

  • Peugeot 3008 1.6 THP AT6 – 9,6 km/litro com gasolina

Peugeot 3008 2020: preço, consumo, motor, revisão (e fotos)

Peugeot 3008 2020 – manutenção e revisão

O Peugeot 3008 THP 2020 tem revisões de até 60.000 km que somam R$ 4.747, um valor que está dentro da média.

Agora, a Peugeot possui um programa chamado Total Care com 10 compromissos de pós-venda para atender melhor o cliente, entre eles a gratuidade no custo da revisão se o serviço não for feito em 24 horas.

Ou seja, se houver atraso por qualquer motivo, a Peugeot custeia a revisão do cliente.

Os serviços geralmente consistem em inspeção de diversos itens, assim como eventuais apertos de folgas e outros ajustes leves. Substituição de óleo lubrificante sintético do motor, filtro de óleo, filtro de ar e pólen, filtro de combustível, velas de ignição, correia em V, fluído de freio, líquido da refrigeração, entre outros, bem como itens de desgaste natural, com cobrança adicional para substituição de pastilhas, discos, pneus, amortecedores, entre outros. Funilaria, pintura, higienização, lavagem, acessórios e outros, também estão disponíveis.

Além disso, a Peugeot também se compromete em pagar 85% do valor de tabela do veículo em caso de venda ou troca por um modelo mais novo, mas a rede Peugeot geralmente paga 90% para atrair mais clientes.

A marca francesa investiu bastante em pós-venda com um novo padrão de atendimento e serviços, incluindo um aplicativo chamado My Peugeot, exatamente para reverter a péssima imagem que foi construída no passado e que até hoje prejudica muito a marca.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.6 THP

10.000 km

R$ 532

20.000 km

R$ 907

30.000 km

R$ 532

40.000 km

R$ 1.337

50.000 km

R$ 532

60.000 km

R$ 907

Peugeot 3008 2020 – ficha técnica

Motor

1.6 THP

Tipo

Dianteiro, Transversal, Turbo e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1598

Válvulas

16

Taxa de compressão

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 165 cv @ 6000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 24,5 kgfm @ 1400 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 6 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Barra de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 19 polegadas

Pneus

235/50 R19

Dimensões

Comprimento total (mm)

4447

Largura sem retrovisores (mm)

1906

Altura (mm)

1625

Distância entre os eixos (mm)

2675

Capacidades

Porta-malas (litros)

520

Tanque (litros)

53

Carga útil (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1567

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

Peugeot 3008 2020 – fotos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email