Crossovers Linha 2018/2019 Peugeot

Peugeot 3008 2019: preço, consumo, motor, revisão e fotos

Peugeot 3008 2019: preço, consumo, motor, revisão e fotos
Peugeot 3008 Griffe Pack 2018

Anunciado no mercado brasileiro em junho de 2017, o Peugeot 3008 de segunda geração é a atual principal aposta da marca francesa para o segmento de utilitários-esportivos em nosso País.

O modelo chama a atenção pelo visual para lá de moderno, além do interior com recursos exclusivos na categoria – como é o caso do painel marcado pelo cluster de instrumentos em posição mais elevada e o volante de diâmetro pequeno.


Hoje o 3008 2019 está disponível em duas versões de acabamento, a Griffe e a Griffe Pack. Ambas saem de fábrica com motor 1.6 litro turbo de quatro cilindros a gasolina, com transmissão automática de seis marchas e tração dianteira.

Independente da configuração, o Peugeot sai de fábrica com uma lista de equipamentos para lá de recheada. Há recursos como teto solar panorâmico, painel de instrumentos totalmente digital com tela de 12,3 polegadas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e massageador, banco do condutor com memória de posição, seis airbags, faróis totalmente em LED, sistema que estaciona o carro quase que de maneira independente, entre outros.

Peugeot 3008 2019: preço, consumo, motor, revisão e fotos


Peugeot 3008 2019 – detalhes

O Peugeot 3008 2019 é um crossover com estilo mais próximo de um SUV de porte médio. Como não dispõe de tração nas quatro rodas e sua suspensão traseira é por eixo de torção, o modelo tem apenas aspiração off-road, porém, sua vocação mesmo é para o asfalto.

Com linha de cintura alta e design moderno, conta com frente elevada e faróis chanfrados, equipados com repetidores de direção e luzes diurnas com diodos emissores de luz de dupla tonalidade, bem como faróis bi-xênon.

A grade com curvatura negativa também chama atenção pelos seus elementos cromados e bordas bem maciças e metalizadas. O para-choque envolvente conta com faróis de neblina em LED e luzes de conversão estática.

As rodas de liga leve aro 19 têm desenho esportivo e agradável. Na traseira, as lanternas remetem às garras do leão, sendo totalmente em LED e emolduradas por uma barra em preto brilhante. Um longo e espesso friso cromado nasce na coluna A e vai até a junção da tampa traseira com a coluna C.

O teto solar panorâmico tem um bom tamanho.

Peugeot 3008 2019: preço, consumo, motor, revisão e fotos

No interior, o Peugeot 3008 2019 conta com o chamado i-Cockpit 2.0, um ambiente sofisticado e envolvente, focado totalmente no motorista, que recebe a atenção de todo o painel para si.

O quadro de instrumentos é digital e configurável, tendo tela de 12,3 polegadas e três temas de visualização. É possível personalizar cada item dos campos apresentados no display, incluindo algumas das novidades da versão Griffe Pack.

A central de entretenimento tem tela de 7 polegadas e vem com os sistemas de integração de smartphone, que no caso são Android Auto e Car Play, pertencentes ao Google e à Apple. Há também um aplicativo de serviços remotos da Peugeot, bem como câmera de ré com visão de 180 graus por cima, bem como outras funcionalidades.

Não há navegador nativo, o que é uma falha.

O painel envolvente conta ainda com uma alavanca de câmbio de acionamento elétrico e com design bem sofisticado. Há também carregamento indutivo para celulares e modo Sport, além de freio de estacionamento.

As teclas cromadas no painel remetem ao modelo anterior, assim como o frigobar com 32 litros entre os bancos. Os bancos são envolventes e em couro, sendo os dianteiros com cinco tipos de massagem e mais ajuste elétrico no do motorista.

Tecidos de alta qualidade trazem um aspecto mais exclusivo ao carro. O espaço interno é bom e o porta-malas é generoso: 520 litros.

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Peugeot 3008 2019 – novidades

A última grande novidade na gama do Peugeot 3008 2019 foi a introdução da nova versão Griffe Pack. O novo Peugeot 3008 Griffe Pack figura como a opção mais cara e equipada da linha, com uma diferença de preço de R$ 6 mil em relação ao modelo Griffe convencional de entrada.

Para justificar o preço mais elevado, o novo modelo compensa nos equipamentos de segurança. Ele dispõe de detector de fadiga do condutor com sistema de alerta, frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, correção e aviso de permanência em faixa, assistente de farol alto, reconhecimento de placas de velocidade e recomendações, piloto automático adaptativo com sistema de parada, alerta de ponto cego, sistema Visiopark de estacionamento semiautônomo, entre outros.

Ele se diferencia ainda por alguns pequenos detalhes visuais, como é o caso da pintura em preto brilhante nas capas dos retrovisores, teto e colunas.

De resto, ele segue a mesma linha do Peugeot 3008 Griffe. Este modelo de entrada já oferta recursos como seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, alerta de pressão baixa dos pneus, central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas, direção elétrica com assistência variável, teto solar panorâmico, iluminação ambiente em LED, banco do motorista e do passageiro dianteiro com ajustes elétricos e massageador, entre outros.

O Peugeot 3008 2019 pode ser encontrado em quatro opções de cores. São três metálicas (Cinza Artanse, Metallic Copper e Preto Perla Nera) e uma perolizada (Branco Nacré).

Além dessa nova versão, o Peugeot 3008 2019 está bem mais caro. Agora ele parte de R$ 160.990, o que representa um “belo” reajuste frente aos R$ 135.990 cobrados na ocasião de seu lançamento há quase um ano e meio.

Embora a Peugeot não declare, uma versão mais barata pode surgir mais adiante, provavelmente com um pacote mais simples na versão Allure, já vista no Salão do Automóvel 2016, que traria o preço para uma faixa de R$ 130.000, vital para brigar com Jeep Compass e Toyota RAV4, por exemplo.

Mas, de concreto mesmo é a chegada do modelo 5008, uma variante longa e de sete lugares do 3008, que chega ainda no primeiro semestre com a mesma mecânica 1.6 THP com câmbio automático de seis marchas.

Com esse modelo, a gama de SUVs da Peugeot aumentará para três, visto que ainda tem o 2008. Pode ser que o 5008 venha também em duas versões, mas uma com pacote mais completo eliminaria a necessidade da segunda devido ao preço maior do carro em relação ao irmão menor.

Ambos serão importados e não há previsão de montagem no Uruguai, onde a PSA monta os comerciais leves Peugeot Expert e Citroën Jumpy, ambos feitos na mesma plataforma modular EMP2.

Outro ponto que pode vir a acontecer é a introdução da tecnologia Flex no 1.6 THP vendido com o Peugeot 3008 2019. Nesse caso, a potência com gasolina sobe para 166 cv e com etanol fica em 173 cv. Reduz-se emissão de poluentes e dá mais liberdade ao proprietário para escolher o combustível, uma vez que não há como vender aqui a versão diesel BlueHDi 2.0.

Uma versão que poderia vir ao Brasil é a GT Line, que traria um nível de acabamento superior, bem como outras novidades tecnológicas, mas por conta do odorizador personalizável, a chegada dessa versão ainda vai demorar.

Na Europa, o Peugeot 3008 continua como um dos utilitários esportivos mais vendidos e tem uma boa oferta de motores a gasolina ou diesel, bem como em breve surgirá uma opção híbrida.

Espera-se também que surja uma versão esportiva, equipada com o 1.6 THP de 270 cv, o mesmo do Peugeot 308 GTI S.

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Peugeot 3008 2019 – versões

  • Peugeot 3008 Griffe 1.6 THP AT 2019
  • Peugeot 3008 Griffe Pack 1.6 THP AT 2019

Peugeot 3008 2019 – equipamentos

Peugeot 3008 Griffe 1.6 THP AT 2019

Visual externo: grade dianteira com detalhes cromados, faróis de neblina com moldura cromada, retrovisores na cor da carroceria, moldura das janelas laterais em preto brilhante, para-choque traseiro com friso cromado, lanternas traseiras em LED, acabamento em inox nas proteções laterais e teto, barras de teto em alumínio, aerofólio traseiro na cor da carroceria com detalhes cromados e rodas de liga-leve de 19 polegadas com acabamento diamantado.

Acabamento interno: detalhes em tecido e couro no painel e nas portas, painel em soft touch, tapetes em carpete, detalhes cromados no acabamento da central multimídia e das saídas de ar, maçanetas cromadas, iluminação ambiente em LEDs azuis nas portas, teto e console central do painel, console central com compartimento refrigerado, apoio de braço traseiro central, entre outros.

Segurança: seis airbags (frontais, laterais e de cortina), freios ABS (antitravamento) com REF (distribuição eletrônica de frenagem), controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, faróis e lanterna de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, sinalização de frenagem de emergência, limpador e desembaçador do vidro traseiro, fixação Isofix para cadeirinhas infantis nos bancos traseiros laterais, alerta sonoro de portas abertas com o carro em movimento e de não colocação do cinto de segurança e protetor de cárter.

Tecnologia: faróis com acendimento automático, sensor de chuva, sistema VisioPark com câmera de ré traseira com visão 180º, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, piloto automático e limitador de velocidade, destravamento das portas sem chave, partida por botão, paddle shifts na coluna de direção, faróis full LED com luzes diurnas em LED e regulagem automática de altura de facho, faróis de neblina dianteiros em LED com função cornering light, repetidores de seta em LED nos retrovisores, faróis com função “follow me home”, alarme perimétrico e volumétrico, freio de estacionamento eletrônico, painel de instrumentos totalmente digital com tela de 12,3 polegadas personalizável, entre outros.

Conforto: ar-condicionado automático digital de duas zonas com saída de ar para o banco traseiro, banco do motorista com ajustes elétricos em oito variações, massageador e memória com duas posições, banco do passageiro com ajustes elétricos em quatro variações e massageador, bancos revestidos em couro, direção elétrica com assistência variável, vidros elétricos com anti-esmagamento, retrovisores externos elétricos com rebatimento elétrico, volante multifuncional em couro com regulagem de altura e profundidade, banco traseiro bipartido e rebatível, porta-luvas refrigerado com iluminação, retrovisores com função tilt down, entre outros.

Multimídia: central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas, Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink, rádio com MP3 player, seis alto-falantes (quatro alto-falantes e dois tweeters), conexão Bluetooth para celular, entrada USB e saídas de energia 12V (duas no console central e uma na lateral do porta-malas).

Peugeot 3008 Griffe Pack 1.6 THP AT 2019

Se diferencia pelo sistema de alerta de ponto cego ativo, detector de fadiga do condutor, correção e alerta de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, leitor de placas de velocidade, alerta de tráfego lateral com correção de direção, alerta de tráfego traseiro em manobras, detector de pedestres, assistente de farol alto e teto e capa dos retrovisores externos pintados em preto brilhante.

Peugeot 3008 2019 – preços

  • Peugeot 3008 Griffe 1.6 THP AT 2019: R$ 160.990
  • Peugeot 3008 Griffe Pack 1.6 THP AT 2019: R$ 166.990

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Peugeot 3008 2019 – motor

O Peugeot 3008 2019 emprega o antigo motor 1.6 THP de origem Prince, um tipo de motor desenvolvido ela BMW em parceira com a PSA, a fim de substituir o antigo Tritec no caso da marca alemã (N) e o TU da montadora francesa.

Esse propulsor evoluiu bastante dentro da montadora, mas não de geração, o que aconteceu na BMW com a série B modular. Na PSA, surgiu o 1.4 aspirado, assim como o 1.6, que é utilizado aqui também.

No caso do THP, o Prince rendeu potências de 150 cv, 156 cv, 165 cv, 175 cv, 200 cv, 210 cv, 250 cv e 270 cv, demonstrando assim sua enorme capacidade de força, equipando carros esportivos como o Peugeot 308 GTI S.

Com 165 cv a 6.000 rpm e 24,5 kgfm a 1.400 rpm, é caracterizado pelo grande torque em baixas rotações e resposta rápida ao acelerador, assim como consumo condizente com seu desempenho.

No momento, a PSA não indica o que será feito do futuro do Prince. A montadora francesa precisa de um motor mais moderno nessa faixa de potência e só conseguiria isso com o Puretech 1.2 Turbo, que poderia entregar até 160 cv numa nova calibração.

Acima disso, a empresa teria que desenvolver um novo motor, atualizar o 1.6 THP ou utilizar de outro fabricante, que poderia ser a BMW. Se um dos três casos não acontecer, a Peugeot Citroën DS Opel Vauxhall terão problemas, mesmo porque ainda é necessário um motor de força no começo da era dos carros elétricos.

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Peugeot 3008 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Peugeot 3008 1.6 THP AT6 – 8,9 segundos e 206 km/h

O Peugeot 3008 2019 é um crossover com estrutura bem rígida e estável, pesando pouco mais de 1,5 mil kg.

O utilitário esportivo tem uma excelente performance para o seu porte, sendo um carro com propulsor Prince – desenvolvido em parceria com a BMW há alguns anos – com 1,6 litro e equipado com tecnologias atuais, tais como turbocompressor de baixa pressão, intercooler ar-água e comando de válvulas variável (admissão apenas).

Ele também tem coletor de escape integrado, tuchos hidráulicos, injeção direta de combustível de alta pressão, bloco e cabeçote em alumínio, correia dentada, entre outros.

O câmbio é automático, produzido pela Aisin no Japão, que tem seis marchas e modo Sport. Com tudo isso, o Peugeot 3008 2019 possui uma condução bem esperta, tanto em termos dinâmicos quanto práticos, ostentando uma boa capacidade de aceleração e retomada, além de oferecer uma direção bem leve e ativa, que permite dirigi-lo como se fosse um hatch médio.

Os freios também contribuem muito para o bom desempenho também nas curvas. Mesmo com suspensão traseira por barra de torção, o SUV se mantém bem neutro nas curvas e desvios rápidos de direção.

No dia a dia, o conforto a bordo é elevado, tanto no uso urbano quanto no rodoviário.

Essa boa dinâmica de condução o faz ser um dos modelos de melhor dirigibilidade do mercado, mesmo não tendo uma versão esportiva ou de maior potência e performance. A Peugeot padronizou seus carros de segmentos superiores com o motor 1.6 THP de 165 cv a 6.000 rpm e 24,5 kgfm a 1.400 rpm.

Ou seja, não haverá nada abaixo ou acima dele por um bom tempo, visto que a marca francesa não tem projeto para um motor mais moderno, embora haja uma movimentação dos fabricantes no sentido de produzir potência semelhante, mas com com pouco mais de 3/4 desse volume.

Assim, teria de surgir um Puretech Turbo 1.2 com 163 cv, pelo menos. Bom, mas por ora, o 1.6 THP dá conta do recado em termos de performance e eficiência no 3008 2019.

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Peugeot 3008 2019 – consumo

O Peugeot 3008 2019 tem um bom consumo urbano, mas no rodoviário, segundo o Inmetro, ele nem faz 10 km/litro. Porém, rodando-se com o crossover, ele apresenta números bem melhores no ciclo rodoviário, chegando a mais de 13 km/litro.

O modelo utiliza um bom motor com turbo e injeção direta, que por si só ajuda a reduzir o consumo de combustível, bem como um câmbio Aisin de seis marchas bem escalonadas e apenas tração dianteira.

Porém, para melhorar esses números, o Peugeot 3008 terá de receber mais melhorias, tais como sistema Start&Stop – que é o desligamento automático do motor com o carro engatado e parado – além de transmissão automática Aisin com oito velocidades e modo roda-livre, que permite ao câmbio desacoplar durante as desacelerações, reduzindo assim o consumo.

A Peugeot também poderia adicionar comando variável no coletor de escape e alguns melhoramentos que só são vistos no 1.6 THP de 200 cv na Europa.

Cidade

  • Peugeot 3008 1.6 THP AT6 – 9,4 km/litro com gasolina

Estrada

  • Peugeot 3008 1.6 THP AT6 – 9,6 km/litro com gasolina

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Peugeot 3008 2019 – manutenção e revisão

O Peugeot 3008 THP 2019 tem revisões de até 60.000 km que somam R$ 4.470, um valor que está dentro da média.

Agora, a Peugeot possui um programa chamado Total Care com 10 compromissos de pós-venda para atender melhor o cliente, entre eles a gratuidade no custo da revisão se o serviço não for feito em 24 horas.

Ou seja, se houver atraso por qualquer motivo, a Peugeot custeia a revisão do cliente.

Os serviços geralmente consistem em inspeção de diversos itens, assim como eventuais apertos de folgas e outros ajustes leves. Substituição de óleo lubrificante sintético do motor, filtro de óleo, filtro de ar e pólen, filtro de combustível, velas de ignição, correia em V, fluído de freio, líquido da refrigeração, entre outros, bem como itens de desgaste natural, com cobrança adicional para substituição de pastilhas, discos, pneus, amortecedores, entre outros. Funilaria, pintura, higienização, lavagem, acessórios e outros, também estão disponíveis.

Além disso, a Peugeot também se compromete em pagar 85% do valor de tabela do veículo em caso de venda ou troca por um modelo mais novo, mas a rede Peugeot geralmente paga 90% para atrair mais clientes.

A marca francesa investiu bastante em pós-venda com um novo padrão de atendimento e serviços, incluindo um aplicativo chamado My Peugeot, exatamente para reverter a péssima imagem que foi construída no passado e que até hoje prejudica muito a marca.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.6 THP

10.000 km

R$ 546

20.000 km

R$ 899

30.000 km

R$ 546

40.000 km

R$ 1.305

50.000 km

R$ 546

60.000 km

R$ 899

Peugeot 3008 2019 – ficha técnica

Motor

1.6 THP

Tipo

Dianteiro, Transversal, Turbo e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1598

Válvulas

16

Taxa de compressão

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 165 cv @ 6000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 24,5 kgfm @ 1400 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 6 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Barra de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 19 polegadas

Pneus

235/50 R19

Dimensões

Comprimento total (mm)

4447

Largura sem retrovisores (mm)

1906

Altura (mm)

1625

Distância entre os eixos (mm)

2675

Capacidades

Porta-malas (litros)

520

Tanque (litros)

53

Carga útil (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1567

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

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