Peugeot abandona o diesel na Europa até 2024

peugeot 408 2023 europa 4

A Volvo já confirmou oficialmente que abandonará o diesel no início de 2024 e parece que a Peugeot irá no mesmo caminho, mas aparentemente nos modelos mais vendidos.

Mesmo com o Euro 7 atenuado por pressão de governos e fabricantes junto à Comissão Europeia, a Peugeot está decidida a trocar o óleo combustível pela hibridização.

Nesse caso, a francesa usará o 1.2 Hybrid nas versões de 100 ou 136 cavalos para mover modelos populares, como os 208, 2008, 3008 e 5008, além do 408.

O propulsor de três cilindros funciona, nesse caso, com a nova transmissão automática eletrificada e-DCS6 de seis marchas da Punch Powertrain, que dará aos modelos citados, a economia antes obtida com diesel.

Além disso, reduz enormemente a emissão de CO₂ e promove assim a eletrificação necessária com custos mais aceitáveis que o motor diesel 1.5 dCi.

Não sabemos ainda se a e-DCS6 poderá ser usada com motores GSE da Stellantis, uma vez que eles diferem da série francesa EB, mas é uma possibilidade.

edcs6 punch powertrain 1

Já o diesel 1.5 BlueHDi 130 EAT8 deve continuar por mais um tempo na gama da Peugeot, mas seu fim certo é esperado para os próximos dois anos, pelo menos nos carros, uma vez que é intensamente nos comerciais leves.

Além disso, para tirar os clientes do diesel e passá-los para o híbrido, a Peugeot prepara um Plug-In Hybrid novo com 195 cavalos, usando bateria de lítio de 21 kWh e autonomia de 80 km no modo elétrico, algo bem superior à marca comum dos 50 km.

O propulsor, contudo, continuará sendo o Prince 1.6 Puretech Turbo, que já é uma atualização do velho THP, usando ainda a transmissão de dupla embreagem com sete marchas da Punch Powertrain.

Usando diesel em carros desde 1959 com o Peugeot 403, a marca francesa mergulhou de cabeça no óleo combustível, em especial nos anos 80, tal como aqui as marcas fizeram com o álcool no mesmo período.

[Fonte: L’Argus ]

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X