Peugeot Partner – Problemas e Defeitos

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Com a alta na demanda dos furgões, e consequentemente no preço deles, vale a pena avaliar opções menos comuns do que a Fiorino, por exemplo.

O Partner pode sair até R$ 10.000,00 mais barato que a concorrente italiana.

Se está pensando em comprar o furgão da marca do leãozinho, fique de olho nos principais problemas e reclamações do modelo.

O Peugeot Partner já está há anos no mercado nacional e com a parceria do grupo Stellantis, desde 2022 compartilha a base da Fiorino, com mesmo motor, transmissão e estrutura.

Na nova geração, chamada Rapid Partner, o motor é o velho conhecido EVO 1.4 com 86 cv e 12,2 kgfm de torque, com boa capacidade de carga e compartimento de 3m³.

Na geração anterior a motorização era a 1.6 16v de 122 cv e 16,4 kgfm de torque, também com boa capacidade de carga.

Boa parte das unidades contam com direção hidráulica, ar-condicionado, airbags e ABS, e podem ser uma boa opção no mercado de usados.

Fique de olho nos principais problemas do modelo:

Rede de concessionárias “pequena”

Em comparação com a Fiat, a Peugeot ainda tem menor representatividade no mercado e dependendo da sua região, pode ser um problema quando precisar de peças específicas com agilidade.

Desvalorização e revenda complicadas

Mesmo já estando há um bom tempo no mercado, o modelo ainda sofre preconceito do mercado por problemas de outros modelos da marca.

Isso faz com que o valor de mercado caia mais rapidamente que dos concorrentes e a revenda seja mais difícil.

Unidades antigas tem peças de reposição escassas

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As unidades mais antigas têm peças difíceis de se encontrar, especialmente as que não são de troca regular.

Itens de freio, suspensão e embreagem são facilmente encontrados, porém peças mais específicas como a caixa de direção e alguns componentes da transmissão são difíceis de encontrar novas e originais.

Em especial as peças genuínas são ainda mais raras de se encontrar à pronta entrega, precisando aguardar alguns dias após encomenda-las.

Vazamentos de óleo

O motor 1.6 costuma apresentar vazamentos de óleo, de uma boa olhada no cofre e procure sinais de vazamento, desconfie de unidades com o cofre muito limpo, podem ter sido lavadas para disfarçar os vazamentos.

Cabo de embreagem

As unidades anteriores à 2022 costumam apresentar problemas no cabo e no acionamento da embreagem, que podem fazer com que o carro não saia do lugar, quando travam.

Problemas no catalisador e escapamento

Nas versões com motor 1.6, o escapamento apresenta complicadores para a manutenção que fazem com que seja necessário troca-lo praticamente inteiro quando apresenta problemas.

Fique atento a barulhos vindos dessa região e, se possível, verifique a integridade do  sistema completo erguendo o carro em um elevador.

Posição do estepe

Infelizmente o roubo de estepes no Brasil é bem comum e a posição do estepe embaixo do carro facilita a vida dos meliantes.

Primeiramente verifique se o estepe está presente e reforce a segurança, caso opte pela compra do carro.

Conclusão

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O Peugeot Partner é um carro robusto e sem muitos problemas crônicos, com o projeto elaborado para trabalho e com mecânica conhecida no mercado.

Apresenta menor liquidez e maior desvalorização que sua rival, e agora irmã, Fiorino, o que pode compensar ou não o menor valor de aquisição, tudo depende do perfil do comprador.

Algumas peças são difíceis de encontrar, então é primordial adquirir uma unidade conservada e com todas as manutenções em dia.

Uma unidade bem conservada não te dará mais dor de cabeça que o normal, não precisa ter medo da marca do leãozinho, pelo menos não com a Partner.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.