
A General Motors acaba de reivindicar um feito que pode estremecer o mercado de veículos elétricos: segundo a empresa, uma picape Chevrolet EV percorreu incríveis 1.059,2 milhas — o equivalente a 1.705 km — com uma única carga de bateria.
Isso representa mais do que o dobro da autonomia estimada oficialmente para esse modelo.
A façanha, no entanto, não foi registrada em condições normais. O teste foi realizado ao longo de sete dias, em duas pistas fechadas da GM — o Milford Proving Ground e a ilha de Belle Isle, em Detroit — utilizando técnicas de condução extremamente controladas e otimizadas.
Veja também
A velocidade foi limitada entre 32 e 40 km/h, e diversas modificações foram feitas no veículo para reduzir peso, resistência ao ar e consumo de energia.

Entre os ajustes: os engenheiros removeram o estepe, alinharam as rodas com máxima precisão, utilizaram pressão máxima nos pneus, cobriram a caçamba com um tonneau cover e desligaram completamente o ar-condicionado.
Até os limpadores de para-brisa foram abaixados para melhorar a aerodinâmica.
O modelo utilizado foi a versão Work Truck da Silverado EV 2026, mais simples e leve que as versões de topo — sem multimídia gigante, sem bancos de couro e com rodas menores. Segundo a GM, isso tudo contribuiu para o desempenho fora do comum.
O número oficial da EPA para esse modelo é de 493 milhas (cerca de 793 km). Mas a própria imprensa americana já havia se impressionado com o desempenho real: em um teste anterior da Edmunds, o modelo percorreu 539 milhas (867 km), superando a estimativa.

Ainda assim, a eficiência energética foi considerada baixa: apenas 2,2 milhas por kWh.
Atualmente, o recorde oficial de maior autonomia com uma só carga pertence ao sedã Lucid Air Grand Touring, que percorreu 749 milhas (1.205 km) entre Suíça e Alemanha, passando por estradas reais.
Antes disso, o recorde era da Mercedes-Benz com o EQS 450+, que alcançou 649 milhas (1.044 km).
O grande diferencial do feito da GM é o ambiente controlado. Sem trânsito, sem aclives, sem variações de temperatura, o teste foi feito sob condições quase laboratoriais, o que levanta uma pergunta: isso realmente representa o mundo real?

Apesar de tudo, a GM afirma que não tem interesse em registrar o feito oficialmente. “Não há planos para enviar o resultado ao Guinness”, afirmou a porta-voz Catherine Scales. “Foi um projeto de paixão, liderado e executado pelos engenheiros da GM.”
Ou seja, mesmo que a Silverado EV possa ter ido mais longe que qualquer outro carro elétrico já testado, oficialmente esse título segue com a Lucid.
Ainda assim, o experimento mostra o potencial das baterias e do desenvolvimento técnico da GM — e, sem dúvida, lança um desafio claro às concorrentes.
Agora, cabe saber se esse tipo de teste terá algum reflexo no uso real do consumidor ou se continuará apenas como um número impressionante num ambiente fechado.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias