Picape do Jeff Bezos: Slate abandona promessa de EV abaixo de US$ 20 mil após corte de incentivos

picape slate auto (2)
picape slate auto (2)

A Slate surgiu com uma proposta ousada no segmento de elétricos: lançar uma caminhonete por menos de 20 mil dólares, considerando os incentivos federais dos Estados Unidos.

Mas essa promessa já ficou para trás. A marca atualizou discretamente seu site, revelando que o modelo Blank Slate deverá custar algo em torno de 25 mil dólares — e isso sem incluir impostos, taxas ou acessórios.

Essa nova estimativa representa um aumento de cerca de 5 mil dólares em relação ao valor originalmente anunciado.

Com isso, a caminhonete da Slate começa a disputar espaço com modelos mais robustos e consolidados, como a Ford Maverick, que parte de US$ 28.145 na versão básica, mas já oferece mais potência e equipamentos.

slate truck 5
slate truck 5

A Slate não se manifestou publicamente sobre o reajuste, mas tudo indica que a mudança tem relação direta com a nova legislação assinada pelo ex-presidente Donald Trump.

A chamada “One Big Beautiful Bill” reduziu investimentos em energias limpas e antecipou o fim do crédito fiscal para veículos elétricos nos Estados Unidos.

Originalmente previsto para durar até 2032, o incentivo será encerrado em setembro de 2025. O corte inclui tanto veículos novos quanto usados.

A expectativa de preço da Blank Slate era altamente dependente desse subsídio de até 7.500 dólares. Sem ele, a proposta da caminhonete acessível começa a perder força, principalmente diante de um público que está cada vez mais sensível ao custo-benefício.

slate truck 3
slate truck 3

Afinal, por menos de 20 mil dólares, o consumidor poderia relevar algumas limitações. Mas com um valor mais próximo dos 25 mil, a análise muda de tom.

Mesmo com o reajuste, a caminhonete elétrica da Slate ainda traz bons números. O modelo terá motor traseiro com 201 cavalos de potência e torque de 26,4 kgfm, com opções de bateria de 52,7 kWh ou 84,3 kWh, garantindo autonomia entre 240 e 386 km, conforme a configuração escolhida.

O desempenho não empolga: a aceleração de 0 a 96 km/h fica na casa dos 8 segundos, e a velocidade máxima é limitada a 145 km/h.

slate truck 12
slate truck 12

A Slate ainda não deu detalhes sobre cronograma de produção ou entrega.

Mas com o fim dos subsídios se aproximando e a concorrência cada vez mais agressiva, a startup terá um desafio grande para convencer consumidores de que seu modelo ainda vale o investimento.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X