Picape elétrica de 25.000 dólares, que está sendo desenvolvida por empresa de Jeff Bezos, é flagrada sem camuflagem

picape slate auto (1)
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Uma nova promessa do setor automotivo acaba de emergir no sul da Califórnia: a Slate Auto, uma startup até então envolta em sigilo, teve seu primeiro veículo flagrado em público.

Trata-se de uma picape elétrica compacta de dois lugares, com visual simples e proporções modestas, que pode representar uma virada de jogo no mercado de EVs.

A imagem foi publicada no Reddit na quarta-feira , mostrando o modelo sendo descarregado de um contêiner em Los Angeles sobre um caminhão plataforma.

Fontes próximas à empresa confirmaram ao site TechCrunch que se trata de um conceito da Slate destinado a apresentações para investidores em seu estúdio de design em Long Beach.

A Slate Auto recebeu investimentos de Jeff Bezos, o bilionário que é dono da Amazon.

picape slate auto (2)
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A proposta é clara: bater de frente com a Rivian R1T, mas numa faixa de preço muito mais acessível.

Enquanto a picape da Rivian parte de cerca de US$ 70 mil, a Slate planeja lançar seu modelo por aproximadamente US$ 25 mil, algo inédito no segmento de picapes elétricas nos Estados Unidos.

O modelo, ainda sem nome confirmado, apresenta um estilo propositalmente despojado. A carroceria lembra a antiga Jeep Comanche, com linhas retas e robustas.

Algumas inspirações do design da Rivian são visíveis, o que não é coincidência, já que o chefe de design externo da Slate teve uma breve passagem pela marca.

A proposta visual segue o mantra da startup: um “ponto de partida” acessível, para que o cliente personalize ao seu gosto — filosofia reforçada por um dos slogans registrados pela empresa: “Nós construímos. Você personaliza.”

A Slate, fundada em 2022 em Michigan, vem operando sob o radar com uma equipe de executivos experientes. A CEO, Christine Barman, tem histórico na Chrysler.

Já o presidente executivo, Rodney Copes, passou por Harley-Davidson e Rivian, trazendo justamente a expertise em construir valor de marca por meio de personalização, serviços e venda de acessórios — estratégia semelhante à das motos Harley e da divisão Mopar da Stellantis.

Além do foco na personalização, a Slate também aposta em engajamento do consumidor.

Um dos seus projetos internos se chama “Slate University”, um programa de capacitação para clientes aprenderem a modificar seus próprios veículos, segundo vagas de emprego já divulgadas.

Com apoio financeiro de peso, a empresa levantou pelo menos US$ 111 milhões em 2023 numa rodada Série A.

Entre os investidores estão a família de Jeff Bezos, Thomas Tull — conhecido por sua atuação na Legendary Pictures e na Re:Build Manufacturing — e até o dono do time de beisebol LA Dodgers, Mark Walter.

Diferente do modelo tradicional de mercado seguido por marcas como Tesla — que começou no topo da cadeia de luxo e depois desceu —, a Slate está apostando no caminho inverso: começar com um carro acessível, mirando compradores de primeira viagem, como fizeram o Ford Modelo T e o Fusca da Volkswagen.

A ideia é atingir o grande público com um produto funcional, personalizável e barato.

A produção deve começar no final de 2026, possivelmente em uma fábrica nos arredores de Indianápolis.

Com o veículo já sendo apresentado a investidores e uma revelação oficial nos planos para as próximas semanas, a Slate parece pronta para sair do anonimato e tentar ocupar um espaço que, até agora, ninguém conseguiu preencher no mercado americano de elétricos: uma picape funcional e realmente acessível.



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.