A JAC Motors lançou recentemente uma picape média no Brasil com motorização diesel, retornando à combustão após um bom período, vendendo somente veículos elétricos, como automóveis, comerciais leves e médios, bem como ônibus.
Essa nova picape média é a Hunter T9, que já passou por um teste de segurança da NCAP, mas da Austrália. Lá, a JAC Motors tem boa presença e o modelo é semelhante ao vendido aqui, mas possui direção à direita.
A Hunter T9 – conhecida localmente apenas como T9 – ganhou cinco estrelas no ANCAP e surpreendeu pela resistência estrutural, sendo mais crítica em uma picape que num automóvel.
Tal como aqui, o modelo vendido lá tem motor diesel 2.0 e transmissão automática ou manual, além de tração 4×4 com reduzida. Segundo a ANCAP, a picape chinesa teve um bom desempenho.
Ela obteve 85% de proteção para adultos, 87% de proteção para crianças, além de 87% para pedestres e vulneráveis. Já em sistemas de segurança, a Hunter T9 conseguiu 89%, índices realmente bons para uma picape.
Com airbags frontais duplos, laterais de proteção do tórax e laterais de proteção da cabeça é padrão na T9. Detalhe interessante, não existente aqui, é o airbag central que fornece proteção adicional aos ocupantes do banco dianteiro em colisões de impacto lateral.
A Hunter T9 conta com frenagem autônoma de emergência (carro a carro, usuário vulnerável da estrada, assistência em cruzamentos, cruzamento, recuo e colisão frontal).
A picape da JAC tem ainda um sistema de suporte de faixa com assistência de manutenção de faixa (LKA), aviso de saída de faixa (LDW) com manutenção de faixa de emergência (ELK) e um sistema avançado de assistência de velocidade (SAS).
Não é recomendada a instalação de sistemas de retenção para crianças na posição central do assento da segunda fileira, pois não há ancoragem do Top Tether.
Com apenas essa observação, a T9 passou otimamente bem e mostra como os chineses aprenderam bem com os erros do passado.
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