Pintura e estética do carro: produtos e medidas que são efetivos

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Fiz esse texto pra você que adquiriu seu carro novo ou seminovo e quer manter brilhante e lustroso como saiu da loja e pra você que tem um carro já com a pintura meio cansada e sem brilho.

Não vivemos só de desempenho, não é mesmo?

A maior parte do tempo que gastamos com o carro é usada com a manutenção e a melhoria da estética externa dos nossos carros, seja naquela lavagem simples de final de semana ou naquele serviço pago de polimento.

Separei esse texto em duas partes: Manutenção – Cuidados básicos para manter a pintura em bom estado, e Correção – O que pode ser feito para salvar sua pintura.

Vamos lá?

Manutenção da pintura

lavagem

Se a pintura do seu carro está nova e não apresenta muitas manchas ou riscos, abaixo estão alguns cuidados para mantê-la assim:

  • Lave o carro regularmente (idealmente a cada 7 ou 15 dias, a depender do tipo de poluição e sujeira a que seu carro é exposto);
  • Utilize um pano ou esponja de microfibra para lavar seu carro e o faça em movimentos suaves, utilizando shampoo automotivo neutro;
  • Sempre lave na sombra e começando de cima para baixo (normalmente os resíduos da parte baixa do carro são maiores e podem riscar o verniz se arrastados para cima);
  • Ande sempre com uma garrafa d’agua e uma flanela de microfibra para remover as fezes de aves (elas são as maiores vilãs, causando manchas muitas vezes irreversíveis no verniz);
  • Após lavado, utilize um outro pano de microfibra para enxuga-lo;
  • Com a lataria bem seca e sem resíduos de água, aplique cera de carnaúba de qualidade e lustre com um pano de, advinha… microfibra. Esse procedimento deve ser realizado a cada 3 meses aproximadamente (cada fabricante de cera indica um período, siga o indicado na embalagem) – uma dica para escolher a cera é que, as de qualidade, normalmente, apresentam uma textura bem firme e dura, diferente daquelas liquidas que vendem no supermercado, custam mais, é verdade, mas também tem uma durabilidade excelente;
  • Não aplique a cera em vidros ou peças plásticas, eles já têm os produtos próprios e a cera pode mancha-los;
  • Existem produtos que protegem plásticos e borrachas em geral, muitas vezes vale a utilização, só tome cuidado com as peças brilhantes, ao estilo “black piano” – normalmente elas não se dão muito bem com revitalizadores de plástico;

Caso queira um cuidado extra com seu carro ou não tem tempo para fazer o processo acima, leve a um profissional de detailing e ele pode te sugerir a vitrificação ou cristalização da pintura, elas fazem basicamente o mesmo que a cera, porém com materiais diferentes que prometem mais duração e brilho.

Correção da pintura

Aqui o negócio é mais complicado, após anos de exposição ao sol e poluição, o verniz e a pintura vão se deteriorando, e dependendo do tamanho do estrago, existem soluções diferentes, idealmente um profissional qualificado vai te orientar, mas segue um resumo pra se preparar:

Grau 1 – Verniz sem brilho e com riscos superficiais:

polimento pintura

Com esse nível de desgaste, ainda é possível corrigir o verniz através do polimento, que deve ser realizado com politriz apropriada, produtos e boinas que são selecionados considerando a profundidade dos riscos e acabamento desejado pelo cliente (quanto mais etapas, mais caro o serviço, mas também melhor o resultado final), normalmente os profissionais dividem o polimento em duas categorias:

Polimento comercial – realizado em menos etapas, já traz um resultado satisfatório e é normalmente aquele feito por revendedores de carro antes da venda.

Polimento técnico – para clientes mais exigentes e que querem um resultado acima da média. É feito em mais etapas e tem um maior custo.

Um cuidado que deve ser tomado é de não realizar o polimento com frequência, cada vez que ele é executado a camada de verniz é reduzida, até o ponto de não haver mais verniz e ser necessária a repintura do veículo.

Grau 2 – Verniz deteriorado e pintura danificada:

pintura carro

Nesse caso, infelizmente não tem muito o que fazer, até existem produtos que disfarçam a pintura desgastada, porém para ter um resultado 100% e o brilho de carro novo, somente uma repintura das peças deterioradas.

Converse com um funileiro de confiança e cote, muitas vezes é recomendado também a pintura de outras peças próximas, mesmo que não estejam em um estado tão ruim, para não ficar perceptível a diferença de cor entre peça recém pintada e peça antiga.

Espero que tenha gostado do texto. Em breve detalharei mais os produtos de cuidado externo e interno como revitalizadores de plástico, removedor de chuva ácida e higienizadores de estofados.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.