PL da gasolina com 30% de etanol é enviado ao Congresso

combustiveis etanol gasolina diesel

Apresentado no dia 14 de setembro, o projeto de lei (PL 4516/2023) que prevê aumento do percentual de etanol na gasolina foi enviado nesta segunda (18) ao Congresso Nacional para votação.

Lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o PL 4516/2023 aumenta de 27,5% para 30% a quantidade de álcool no derivado de petróleo, impactando direto nos carros mais antigos, abastecidos somente com gasolina.

Para o governo federal, o objetivo é dar o primeiro passo na direção da descarbonização da matriz energética, com o cumprimento de metas de redução de gases do efeito estufa nos próximos anos.

Pensando nisso, o texto enviado ao Congresso Nacional prevê ainda incentivo à pesquisa e produção do diesel verde, sendo este produzido a partir de matérias-primas renováveis.

O texto estabelece que a adoção será gradual para este tipo de combustível na frota de ônibus e caminhões, cabendo ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) fixar parâmetros mínimos para a mistura, no período entre 2027 e 2037. A alteração promete reduzir o preço da gasolina.

Na cerimônia, Lula disse: “Eu sei que muitas usinas de biodiesel fecharam. Se depender de mim, nós vamos recuperar todas. Quem sabe a gente tenha que convidar outra vez o Conselho de Política Energética e quem sabe a gente aumentar de 12% para 13%, de 12% para 14% (a parcela de biodiesel no diesel). Porque está provado que é possível a gente aumentar a produção”.

O PL 4516/2023 prevê ainda a criação do Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação para promover menor impacto ao meio ambiente, devendo este novo combustível ser misturado com o combustível de origem fóssil utilizado atualmente, ou seja, o querosene de aviação e o chamado Avgas.

A atividade de captura e estocagem de carbono também faz parte do texto, com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sendo responsável pela matéria e regulamento específico para a atividade econômica.

[Fonte: Infomoney]

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X