Pode um Tesla socorrer um carro a gasolina com a bateria arriada? Veja o que diz o manual do proprietário do elétrico

tesla bateria arriada
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Apesar da fama que os donos de carros elétricos — especialmente os da Tesla — têm de serem avessos a tudo que emita CO₂, alguns motoristas ainda cultivam o bom e velho espírito de solidariedade na estrada.

Mas a dúvida é legítima: se um proprietário de Tesla se deparar com um carro a combustão com a bateria arriada, ele pode e deve ajudar?

A resposta é tecnicamente sim, mas com um sonoro “melhor não”.

E quem diz isso não é só o senso comum, mas o próprio manual do Model 3.

A recomendação da Tesla é direta e objetiva: “O Model 3 não pode ser usado para dar partida em outro veículo. Isso pode causar danos.” Ou seja, se você fizer isso e o prejuízo bater à porta, a culpa é exclusivamente sua.

A razão por trás dessa proibição não é birra ecológica.

Os Teslas, apesar de contarem com um sistema de bateria de alta voltagem para alimentar o motor elétrico, também possuem uma bateria auxiliar de 12 volts para sistemas convencionais como faróis, travas e central multimídia — assim como os carros a combustão.

No entanto, essa bateria auxiliar não foi projetada para suportar a carga intensa de um motor de partida de outro carro, especialmente se for um V8 ou um diesel em manhã gelada.

Mais perigoso ainda é colocar o conversor DC/DC em risco.

Essa peça converte a energia da bateria principal de alta tensão para alimentar os sistemas de 12 volts. Embora suportando até 200 amperes, uma sobrecarga repentina pode danificar seriamente esse componente.

E o conserto, claro, não é nada barato.

Se ainda assim o dono do Tesla estiver determinado a ajudar, há uma alternativa que, embora também não seja oficialmente aprovada pela marca, é bem menos arriscada.

Alguns motoristas relatam que é possível usar o Tesla apenas para carregar a bateria do carro a combustão por 10 a 15 minutos, desligando os cabos antes de o outro motorista tentar dar a partida.

Dessa forma, evita-se o pico de corrente que pode comprometer o sistema do elétrico.

Vale lembrar que os modelos mais novos da Tesla estão abandonando o sistema de 12 volts e adotando baterias auxiliares de 16 volts de íons de lítio, o que muda totalmente o jogo.

Se o seu carro já tem essa nova configuração, ou se você não tem certeza sobre isso, a recomendação é clara: não arrisque.

Uma solução segura, simples e que pode salvar o dia de qualquer motorista (sem sacrificar o seu próprio carro) é carregar no porta-malas um pequeno e barato booster de bateria portátil, com bateria de lítio.

Assim, você ajuda quem precisa sem colocar seu Tesla em risco.

A lição aqui é clara: embora os elétricos estejam assumindo o protagonismo do futuro, a convivência com os carros a combustão ainda vai durar um bom tempo.

E, com um pouco de precaução, é possível ser gentil sem abrir mão da responsabilidade técnica — ou do próprio bolso.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.