O Departamento de Polícia de Dearborn prendeu nesta semana vários membros de uma quadrilha familiar envolvida no roubo de autopeças, com foco nas fábricas da Ford localizadas na região metropolitana de Detroit.
Embora os detalhes completos da operação ainda não tenham sido divulgados pelas autoridades, diversas fontes informam que uma série de ações em galpões na região de Detroit resultou na apreensão de grandes quantidades de peças novas que teriam sido furtadas diretamente das linhas de montagem da montadora.
E pensar que ainda estamos em maio — 2025 já vem sendo um ano movimentado para grandes operações de roubo no setor automotivo.
Segundo os relatos disponíveis até o momento, o esquema incluía três membros da mesma família — um pai e dois filhos de Dearborn — além de pelo menos mais uma pessoa, que já está sob custódia.
Trata-se de um ex-funcionário da Ford aposentado e residente de Canton, cidade localizada a oeste de Detroit. Os nomes dos envolvidos ainda não foram revelados, mas a polícia afirmou que todos os suspeitos ligados ao caso foram detidos.
De acordo com o chefe da polícia de Dearborn, Issa Shahin, os itens foram furtados ao longo de pelo menos dois anos, em unidades da Ford nas cidades de Wayne, Dearborn e Flat Rock.
Shahin afirmou que os depósitos usados pelos criminosos estavam “repletos do chão ao teto” com peças novinhas da Ford, incluindo painéis de carroceria como capôs e para-choques, além de componentes de reposição como lanternas traseiras.
As peças roubadas eram armazenadas em galpões locais e depois vendidas por meio de um comércio de fachada baseado em Detroit, com anúncios feitos pelo eBay.
Vídeos publicados na conta @dearborn no Instagram mostram agentes da polícia retirando paletes inteiros de peças marcadas como “Propriedade da Ford” de um imóvel na Greenfield Road, entre as avenidas West Chicago e Joy, na última terça-feira.
As imagens revelam pilhas de capôs e para-choques empilhadas dentro do galpão. Pelo menos mais um depósito teria sido alvo de busca nos dias seguintes.
A polícia também realizou operações de busca em “várias” residências, provavelmente em Dearborn e Canton.
Como as autoridades estão conduzindo o caso com bastante sigilo, é provável que novos desdobramentos ainda venham à tona.
Até o momento, os quatro homens enfrentam acusações por roubo qualificado, formação de quadrilha e operação de uma organização criminosa.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!