Policial bate viatura em um Toyota RAV4, ao fazer uma conversão sem olhar, e governo se recusa a pagar os danos

policial bate em rav4
policial bate em rav4

É de se esperar que os policiais sejam os motoristas mais responsáveis nas ruas. Afinal, são eles que aplicam as leis de trânsito e, em situações específicas, têm permissão para infringir algumas regras em nome do dever — sempre presumindo que estão treinados para isso.

Mas, como qualquer outro ser humano, policiais também cometem erros. E, infelizmente, às vezes esses erros custam caro para quem nada fez de errado.

Foi exatamente o que aconteceu com Jamie Krueger, morador de Minnesota, que viu seu Toyota RAV4 ser completamente destruído após uma colisão provocada por uma viatura da polícia estadual.

O caso é revoltante não apenas pelo acidente em si, mas principalmente porque o Estado agora se recusa a assumir qualquer responsabilidade pelo ocorrido.

Krueger seguia normalmente atrás de uma viatura da patrulha rodoviária estadual quando, sem qualquer sinal luminoso ou sonoro, o policial puxou o carro para o acostamento.

Quando Jamie foi ultrapassar o veículo, o trooper fez uma conversão em U abrupta e bateu com força na lateral do SUV, atingindo principalmente o lado onde estava sua filha.

Ambos sobreviveram sem ferimentos graves, mas os danos materiais foram enormes.

Mais inacreditável do que o acidente em si é o que veio depois. Os dois policiais que estavam no veículo admitiram a culpa na hora, e o boletim de ocorrência apontou claramente que a manobra foi feita de maneira imprudente.

Mesmo assim, o Estado alegou que o oficial está protegido por imunidade funcional — uma cláusula que impede que agentes públicos sejam responsabilizados judicialmente por atos cometidos no exercício de suas funções.

Ou seja: Krueger ficou sem seu carro, teve de arcar com mil dólares de franquia do seguro, e viu o policial sair sem sequer uma multa.

“Não estou atrás de um prêmio de loteria. Só quero responsabilidade. Só quero que o certo seja feito”, disse Krueger, em entrevista à KSTP.

Esse tipo de impunidade, infelizmente, não é um caso isolado. Em Cincinnati, uma situação semelhante aconteceu: uma viatura da polícia local deu marcha à ré e atingiu um carro estacionado.

Mesmo após reconhecerem a culpa, os policiais se esquivaram de qualquer responsabilidade financeira.

É desanimador ver que, justamente quando o sistema deveria dar exemplo de justiça e responsabilidade, ele falha com os próprios cidadãos que jurou proteger.

Quando erros cometidos por agentes da lei não geram consequências, a confiança da população nas instituições se desgasta — e a sensação de injustiça só aumenta.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.