Policial que não entende EVs aplica multa por escape barulhento em um Charger elétrico

charger eletrico multa escapamento
charger eletrico multa escapamento

Em tempos de transição entre motores a combustão e propulsão elétrica, alguns episódios parecem sair direto de um roteiro de comédia, não fosse o drama do motorista envolvido.

Um dono de Dodge Charger EV foi parado por um policial no estado de Minnesota, nos EUA, e multado por — pasmem — “escapamento barulhento”. O detalhe é que o carro não possui escapamento, porque é 100% elétrico.

A história viralizou depois que o proprietário, identificado apenas como Mike, publicou trechos do ocorrido em sua conta no Instagram.

Ele relatou que estava dirigindo por Stillwater, cidade com legislação rígida sobre ruído urbano, quando foi parado por um policial rodoviário estadual.

Veja também

novo dodge charger 2025 2
novo dodge charger 2025 2

Estava em um grupo de entusiastas de carros e, segundo ele, o veículo que liderava o comboio “arrancou fazendo um barulho infernal”. Mike, por outro lado, ainda aguardava no semáforo vermelho.

“Eu estava parado, olhei pro lado e vi um policial atravessando a rua. Ele fez um retorno brusco, veio atrás de mim, me seguiu até um posto e então me abordou com sirene e tudo”, contou Mike ao site The Drive.

Ao se aproximar, o policial alegou que o carro dele estava “fazendo muito barulho e perturbando a paz”. Mike explicou que o Dodge Charger EV não tem motor a combustão nem escapamento, mas o policial retrucou: “Não vou discutir com você.”

O caso, que beira o surreal, não parou por aí. O agente passou a procurar outras possíveis infrações e apontou que o carro não tinha placa dianteira, exigida por lei no estado, e pediu para Mike fechar o vidro para verificar a tonalidade do insulfilm.

O resultado da abordagem? Três autuações listadas na multa: “escapamento barulhento”, “placa dianteira ausente” e “perturbação da ordem pública”.

O policial ainda afirmou que Mike já havia sido advertido por escapamento ruidoso anteriormente — o que o motorista reconheceu, mas reforçou que foi com outro carro, movido a gasolina.

No vídeo do incidente, é possível ouvir o agente novamente dizer: “Não vou discutir com você.”

Para piorar a situação, Mike contou que, três meses após o ocorrido, ainda não conseguiu nem marcar a audiência exigida pela multa, pois o número do processo “não aparece no sistema do tribunal”.

Ele disse ter ligado semanalmente por dez semanas sem sucesso.

O Charger EV, apesar de não emitir sons reais de motor, conta com o sistema Fratzonic Chambered Exhaust, um recurso sonoro sintético projetado para dar mais emoção ao dirigir.

Mas, segundo Mike, esse som artificial só é ativado no modo Sport, e naquele dia ele estava no modo Auto — que reduz ao mínimo os sons gerados — justamente por estar com pouca bateria.

Além disso, o barulho do início da cena, segundo ele, foi causado por outro veículo do grupo.

O episódio lança luz sobre um problema crescente: como lidar com carros elétricos que simulam sons de motores potentes e que podem, sim, parecer barulhentos — mas que, tecnicamente, não têm escapamento nem emitem ruídos reais de combustão.

A situação também evidencia o despreparo de parte das autoridades para entender as peculiaridades desses novos modelos.

Seja por engano, exagero ou má vontade, o fato é que Mike levou uma multa por algo que seu carro não pode fisicamente fazer.

E enquanto ele tenta resolver a situação sem nem conseguir acesso ao processo, fica a sensação de que os EVs — por mais modernos e limpos que sejam — ainda terão de enfrentar muito preconceito nas ruas.

Especialmente quando parecem “muscle cars”, mesmo que sejam só elétricos com som de mentira.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.