
Cinquenta anos se passaram desde que o pequeno Volkswagen Polo conquistou grandes feitos – nas ruas, nos fãs e no automobilismo, com elogios aqui desde o modelo de 2002 até a liderança atual do hatch compacto de sempre da marca alemã.
Para celebrar, a VW lembrou dos títulos nos Campeonatos Mundiais de Rally e Rallycross, apresentando o Polo R WRC e o Polo R Supercar da coleção Volkswagen Classic, juntamente com o Polo RX1e totalmente elétrico, como veículo convidado da equipe de corrida KMS.

No vídeo abaixo, com o piloto sueco Johan Kristoffersson ao volante, o Polo WRC com seu motor 1.6 TSI de quase 300 cavalos, lidera um trio de pilotos em drifts de tirar o fôlego e manobras impressionantes.
O VW Polo R WRC foi usado no Campeonato Mundial de Rali (WRC) da FIA a partir de 2013. O carro era baseado no Polo de quinta geração, tinha um motor 1.6 TSI com 315 cavalos e tração integral.
Veja também

Ele levou quatro títulos consecutivos de pilotos com Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, bem como quatro títulos de construtores, que fizeram dele o carro de rali de maior sucesso de sua época.
Outro bólido na festa é o Polo R Supercar, desenvolvido com base no carro do WRC para o Campeonato Mundial de Rallycross da FIA (WRX).

Ele é equipado com um motor 2.0 TSI com mais de 570 cavalos e tração integral. Em 2017 e 2018, Johan Kristoffersson o pilotou para vencer o campeonato mundial de pilotos, e a Volkswagen garantiu o título por equipes.
Por fim, o Polo RX1e é um carro de corrida totalmente elétrico desenvolvido pela KMS para o Campeonato Mundial de Rallycross da FIA.

Dois motores elétricos juntos entregam 680 cavalos e 89,4 kgfm de torque. Johan Kristoffersson venceu o campeonato mundial com o Polo RX1e em 2022 e 2023, tornando o veículo instantaneamente a referência para a nova era elétrica do rallycross.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias