Pony EV é lançado na China por R$ 27 mil e escancara o abismo de preços do Brasil e de outros países

bestune pony ev (1)
bestune pony ev (1)

Enquanto o mercado brasileiro amarga preços cada vez mais altos até mesmo para os carros considerados populares, a China dá mais um passo à frente na revolução dos elétricos acessíveis.

Prova disso é o novo Bestune Pony EV, um carro 100% elétrico lançado por apenas 34.900 yuans — algo em torno de R$ 27 mil.

Isso mesmo: por menos do que se paga em uma scooter premium ou em muitas bicicletas elétricas por aqui, os chineses já podem levar para casa um carro urbano completo.

O modelo é fabricado pela FAW, uma das gigantes estatais do setor automotivo chinês, que reposicionou sua antiga linha Besturn para Bestune em 2018, com foco em veículos acessíveis.

bestune pony ev (3)
bestune pony ev (3)

Desde o lançamento da primeira geração do Pony no ano passado, já foram vendidas mais de 100 mil unidades. E a nova versão 2026 chega com visual renovado, mantendo o estilo quadradinho típico dos kei cars japoneses, agora com luzes de LED e combinações de cores vibrantes.

Com apenas 3 metros de comprimento e 1,5 metro de largura, o Pony é ideal para o trânsito urbano.

Seu motor traseiro entrega 42 cavalos de potência, o suficiente para deslocamentos do dia a dia, e a bateria LFP de 18,11 kWh garante até 222 km de autonomia no ciclo chinês CLTC.

bestune pony ev (2)
bestune pony ev (2)

Nada mal para um modelo tão compacto — e tão barato.

No interior, o foco é na simplicidade funcional. Há painel digital, ar-condicionado básico, rádio com Bluetooth e sensores de estacionamento.

Nas versões mais equipadas, a central multimídia cresce para 10,1 polegadas e ainda há assistente de direção inteligente. O melhor: mesmo na versão topo de linha, o preço não passa de R$ 33 mil.

bestune pony ev (4)
bestune pony ev (4)

Enquanto isso, no Brasil, não há nenhum carro zero quilômetro por menos de R$ 70 mil. Modelos considerados “populares”, como Renault Kwid e Fiat Mobi, mal entregam o básico e já ultrapassam os R$ 75 mil em suas versões de entrada.

E quando se fala em carro elétrico, o buraco é ainda mais embaixo: o mais barato hoje é o BYD Dolphin Mini, que parte de R$ 115 mil — quase cinco vezes o preço do Pony EV na China.

A comparação escancara a distância entre as políticas industriais e estratégias de mercado dos dois países. Enquanto a China aposta na escala e no incentivo à mobilidade elétrica de baixo custo, o Brasil continua refém de uma cadeia produtiva inflacionada, carga tributária pesada e baixa competitividade.

bestune pony ev (5)
bestune pony ev (5)

Se o Pony EV fosse vendido por aqui pelo mesmo preço chinês, seria uma verdadeira revolução. Mas, infelizmente, a realidade brasileira ainda está longe de permitir que um carro elétrico custe o equivalente a uma motocicleta de média cilindrada.

Por enquanto, resta observar de longe a ousadia da indústria chinesa — e se perguntar por que ainda estamos tão atrasados.

bestune pony ev (6)
bestune pony ev (6)


Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.