Por conta de danos em fábrica, Toyota deve deixar de produzir 30 mil carros no Brasil

toyota porto feliz 2
toyota porto feliz 2

Na última segunda-feira (22), a Toyota sofreu danos consideráveis em sua planta de motores em Porto Feliz, que fica próxima das cidades de Indaiatuba e Sorocaba, onde a montadora japonesa possui linhas de montagem dos modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris Cross.

Todavia, desde então, a Toyota tem feito um levantamento dos estragos provocados em sua planta de motores no interior paulista e a previsão atual é a de que, a cada mês paralisado, a unidade deixará de produzir 10.000 motores ou 30.000 em três meses.

Quem faz a previsão é David Wong, sócio da consultoria Alvarez & Marsal, que comentou ao jornal Estadão: “Dessa forma, a Toyota terá perda de 10 mil carros por mês de produção. São veículos que atendem ao mercado brasileiro, além de destinados à exportação à Argentina e outros países do Mercosul”.

toyota porto feliz crédito Vinicius Rogillim
toyota porto feliz crédito Vinicius Rogillim

Atualmente, Porto Feliz faz o motor MA20 Dynamic Force 2.0 com 169 cavalos na gasolina e 175 cavalos no etanol, dispondo este de 21,3 kgfm nos dois combustíveis e destinado aos modelos Corolla e Corolla Cross.

Veja também

No entanto, o Yaris Cross demandará a produção de um motor 1.5 litro nesta unidade de Porto Feliz, mas devido à interrupção na linha de montagem de motores, o SUV compacto atrasará.

Wong fala disso também: “Com isso, eles perdem a oportunidade de fazer o lançamento do carro no último trimestre do ano”. Já na visão do sindicato local, a recuperação da fábrica será demorada e complexa, devido ao ambiente controlado e máquinas extremamente sensíveis.

toyota porto feliz redes sociais
toyota porto feliz redes sociais

Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, disse à Reuters: “Se fizermos a comparação com um carro, deu perda total na fábrica”.

Ainda assim, a expectativa é de que a produção retorne entre janeiro e fevereiro do próximo ano, mas até lá, a Toyota importará motores de algumas de suas plantas pelo mundo para atender à demanda das duas linhas de produção no estado e mais a terceira, do Yaris Cross.

[Fonte: Estadão]

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Deixe um comentário