
Na última segunda-feira (22), a Toyota sofreu danos consideráveis em sua planta de motores em Porto Feliz, que fica próxima das cidades de Indaiatuba e Sorocaba, onde a montadora japonesa possui linhas de montagem dos modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris Cross.
Todavia, desde então, a Toyota tem feito um levantamento dos estragos provocados em sua planta de motores no interior paulista e a previsão atual é a de que, a cada mês paralisado, a unidade deixará de produzir 10.000 motores ou 30.000 em três meses.
Quem faz a previsão é David Wong, sócio da consultoria Alvarez & Marsal, que comentou ao jornal Estadão: “Dessa forma, a Toyota terá perda de 10 mil carros por mês de produção. São veículos que atendem ao mercado brasileiro, além de destinados à exportação à Argentina e outros países do Mercosul”.

Atualmente, Porto Feliz faz o motor MA20 Dynamic Force 2.0 com 169 cavalos na gasolina e 175 cavalos no etanol, dispondo este de 21,3 kgfm nos dois combustíveis e destinado aos modelos Corolla e Corolla Cross.
Veja também
No entanto, o Yaris Cross demandará a produção de um motor 1.5 litro nesta unidade de Porto Feliz, mas devido à interrupção na linha de montagem de motores, o SUV compacto atrasará.
Wong fala disso também: “Com isso, eles perdem a oportunidade de fazer o lançamento do carro no último trimestre do ano”. Já na visão do sindicato local, a recuperação da fábrica será demorada e complexa, devido ao ambiente controlado e máquinas extremamente sensíveis.

Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, disse à Reuters: “Se fizermos a comparação com um carro, deu perda total na fábrica”.
Ainda assim, a expectativa é de que a produção retorne entre janeiro e fevereiro do próximo ano, mas até lá, a Toyota importará motores de algumas de suas plantas pelo mundo para atender à demanda das duas linhas de produção no estado e mais a terceira, do Yaris Cross.
[Fonte: Estadão]
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias