
O dia 11 de janeiro de 2021 ficou marcado para sempre na história da Ford no Brasil, quando a montadora, estabelecida no país desde 1919, simplesmente fechou suas três plantas, sendo uma delas a de Camaçari, na Bahia.
Agora, quatro anos e meio após o fechamento da planta baiana, que agora faz parte da operação da chinesa BYD, o Ministério Público da Bahia (MPT-BA) decidiu pela condenação da Ford.
Na época, a Ford unilateralmente, sem negociação com o sindicato local, fechou a planta de Camaçari, demitindo posterior o quadro de trabalhadores da fábrica, que fazia à época os modelos Ka, Ka Sedan e EcoSport.
Veja também

A indenização de R$ 30 milhões por danos morais aos empregados da unidade foi decidida pela Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região.
O Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia afirma que 60 mil trabalhadores perderam o emprego na região, sendo parte deles funcionários diretos da Ford e outros indiretos.
A Ford pode ainda entrar com recurso contra a decisão da Justiça. O MPT-BA diz que a indenização por danos morais coletivos pretende reparar os danos causados aos funcionários com o fechamento da instalação.
Segundo o site G1, os próximos passos da ação envolvem a abertura de um processo de execução na 3ª Vara do Trabalho de Camaçari, onde a ação teve origem, bem como os pagamentos dos funcionários envolvidos na ação serão discutidos.

A fábrica da Ford em Camaçari era a maior planta da montadora à época, com capacidade para 280 mil carros por ano, onde produzia a família de compactos desenvolvidos no país em parceria com outras filiais da empresa.
Com cerca de 5 mil trabalhadores diretos, a instalação tinha ainda uma unidade de motores, onde fazia o propulsor 1.0 3C e também um centro de pesquisa e desenvolvimento, que ainda pertence à Ford.
A decisão abrupta, praticamente da noite para o dia, pegou a todos de surpresa, desde funcionários e consumidores até a imprensa e os revendedores.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias