
O lendário circuito de alta velocidade de Nardò, no sul da Itália, completaria 50 anos em 2025 com uma grandiosa expansão, mas esse presente acabou sendo cancelado.
O famoso anel oval de 12,6 km, conhecido por testes a velocidades superiores a 320 km/h, continuará operando normalmente, mas os planos da Porsche de ampliar o complexo técnico foram oficialmente engavetados.
O motivo? A resistência ambiental foi maior que a velocidade dos superesportivos testados por lá.
Desde 2012 sob o comando da Porsche, o Nardò Technical Center (NTC) já havia passado por modernizações, mas um projeto de grande porte vinha sendo desenhado nos bastidores há quatro anos.
A proposta previa ocupar 200 hectares de floresta nativa protegida, o que acabou gerando forte oposição popular e, mais recentemente, um bloqueio oficial da Comissão Europeia.
A floresta em questão é o Bosco d’Arneo, uma das últimas grandes extensões do bioma mediterrâneo na região da Apúlia, no sul da Itália. A área é parte da rede Natura 2000 da União Europeia, que protege ecossistemas únicos e frágeis.
Embora a Porsche tenha prometido “renaturalizar” 500 hectares em outra localidade como compensação, a justificativa não convenceu ambientalistas nem a população local.
No final de 2023, os municípios vizinhos de Nardò e Porto Cesareo até aprovaram o projeto com a justificativa de “interesse público”. Mas a pressão popular aumentou tanto que, em março de 2024, a questão chegou até Bruxelas e a União Europeia impôs um congelamento de 12 meses.
Agora, a própria Porsche anunciou oficialmente que está abandonando a ideia de ampliar o circuito.
Em nota, a montadora alegou que a decisão foi resultado de “reflexão abrangente” e diálogo com partes interessadas, citando fatores ambientais, sociais e econômicos.
Também mencionou “um cenário desafiador para a indústria automotiva global”, numa tentativa de justificar o recuo sem parecer derrotada.
Mesmo que a Porsche não diga abertamente, o recuo parece ter sido motivado tanto por razões de imagem quanto pela perspectiva de uma batalha legal longa e desgastante.
Afinal, o risco de enfrentar ambientalistas, residentes locais e instituições europeias em defesa de um ecossistema centenário não era pequeno.
Apesar da desistência do projeto, a pista continuará ativa para testes de veículos.
A Porsche segue utilizando o complexo para desenvolver tecnologias de mobilidade e compartilha o espaço com outras marcas do Grupo Volkswagen, além de alugá-lo a fabricantes parceiros — a Alfa Romeo, por exemplo, testou o novo 33 Stradale lá em 2024.
O circuito de Nardò é conhecido por grandes feitos, como o recorde da Volkswagen W12 em 2002, quando percorreu quase 7.740 km em 24 horas a uma média de mais de 322 km/h.
Recentemente, a Triumph Tiger Explorer estabeleceu o recorde de maior distância percorrida em uma moto em 24 horas: 4.012 km.
Assim, mesmo sem expansão, o icônico anel de Nardò segue sendo um dos lugares mais extremos do planeta para testar máquinas velozes — mas agora com um futuro mais verde garantido.

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