Por menos de R$ 400, peça de Porsche GT3 melhora frenagem até de carro popular em track day

peca ventilacao freios porsche (2)
peca ventilacao freios porsche (2)

Pilotar em um autódromo fechado, sem radar e com total segurança, é uma das experiências mais intensas para qualquer entusiasta de carros.

Mas junto com a adrenalina vêm também os desafios mecânicos — e um dos mais comuns em track days é o superaquecimento dos freios.

Frear a 200 km/h na reta principal de um circuito exige muito dos discos e pastilhas, que transformam energia cinética em calor extremo.

Quando esse calor não é bem dissipado, o fluido pode ferver e o sistema perder eficiência, o temido brake fade.

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A solução tradicional seria instalar um kit de freios de alta performance, mas há um truque bem mais barato — e surpreendentemente eficaz.

peca ventilacao freios porsche (1)
peca ventilacao freios porsche (1)

Uma peça do Porsche 911 GT3, vendida como item original, pode resolver parte do problema por menos de US$ 70, o equivalente a uns R$ 400.

Trata-se dos dutos de ar originais do 997 GT3, anos 2007 e 2008, com códigos Porsche 99734148392 (lado esquerdo) e 99734148492 (lado direito).

Nos Estados Unidos, um par dessas peças custa apenas US$ 67,26 em lojas especializadas, como a FCP Euro.

Na prática, são apenas dois dutos plásticos que direcionam o ar diretamente para os freios dianteiros, presos nos braços de suspensão do GT3.

O mais curioso é que essa peça simples vem sendo adaptada por donos de modelos completamente diferentes.

Há exemplos de instalação em Subaru BRZ, Toyota GR86, BMW M3 (geração E90/E92) e até no esportivo britânico Lotus Emira.

GT3 Brake duct on GR86 - Does it cool the brakes?

Com pequenas adaptações — geralmente cortar as extremidades e prender com abraçadeiras plásticas — é possível instalar os dutos em diversos tipos de suspensão dianteira independente.

Em testes práticos, o resultado impressiona. Um dono de GR86 instalou o duto GT3 em apenas um lado do carro e levou o carro para a pista.

Após aquecer os freios, mediu a temperatura dos discos: o lado sem duto chegou a 156,5 ºC, enquanto o lado com duto ficou em 118,9 ºC.

São quase 38 graus Celsius de diferença — uma redução de 24% — o suficiente para manter o sistema dentro da faixa ideal de funcionamento.

No M3 V8, o relato também foi positivo: mesmo após várias passagens acima de 200 km/h em Sepang, os freios seguiram firmes.

O proprietário, que normalmente sofria com fade após três sessões, conseguiu rodar cinco vezes sem qualquer perda de eficiência.

Até donos de carros mais caros estão recorrendo à solução.

No fórum dedicado ao Lotus Emira, um usuário compartilhou um guia completo para adaptar o duto do GT3 no modelo inglês, buscando reforço no arrefecimento dos freios em uso esportivo.

Embora essas peças já tenham custado ainda menos no passado, o valor atual continua sendo extremamente acessível considerando os benefícios.

Em vez de investir milhares de reais em um kit de freios sob medida, essa adaptação simples pode fazer a diferença entre parar com segurança ou passar reto na curva.

A conclusão é clara: quem vai com frequência para o track day e quer manter os freios saudáveis sem gastar uma fortuna, deveria considerar seriamente essa solução inspirada em Porsche.

Às vezes, a diferença entre voltar rodando para casa ou sair de guincho cabe dentro de uma sacola com duas peças de plástico e algumas abraçadeiras.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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