Porsche aposta em motor de 6 tempos para evitar eletrificação

porsche boxer motor
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A engenharia da Porsche é tão impressionante quanto os carros que o fabricante alemão produz, já que atua em tantas áreas, com alguns delas realmente surpreendendo, porém, não se esperava nada muito relevante dela em motores a combustão.

Como se sabe, a Porsche vem focando muito em eletrificação, no entanto, a empresa não perdeu o olhar para a combustão e a mais recente ação veio em forma de combustíveis sintéticos produzidos de forma limpa no Chile.

Mas, não adianta somente ter gasolina, diesel ou querosene sintéticos se os motores atuais continuam os mesmos há pelo menos 20 anos. Assim, a Porsche desenvolveu um conceito de motor de seis tempos que funciona no virabrequim de 720 graus.

Isso é o mesmo dos atuais motores de ciclo Otto, que basicamente queimam gasolina, com etanol, no Brasil, além de gás natural e derivados gasosos. Segundo uma patente registrada pela Porsche nos EUA, o objetivo é obter mais potência com menor consumo.

Com dois novos tempos admitidos entre explosão e exaustão (os outros dois são admissão e escape), o conceito de motor de seis tempos da Porsche usa bielas móveis para ajustar o movimento do pistão, sem alterar o giro do virabrequim.

Alterando-se o movimento do pistão, consegue-se melhor rendimento na combustão e também na exaustão dos gases resultante da queima da mistura ar-combustível. Assim, curso e tempo são alterados, criando-se dois tempos a mais no ciclo.

Por ora, não se sabe quando a Porsche alterará algum motor para se obter estes seis tempos ou se já está fazendo isso. Seja como for, o tempo está contra a engenharia da alemã, uma vez que a eletrificação está galopante, mesmo com o arrefecimento dos elétricos.

Isso mostra que a engenharia automotiva continua tão ativa quanto nos anos anteriores, agora ainda mais ousada para mudar a percepção que temos dos motores a combustão.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X