Porsche Carrera GT 2005 é restaurado pela marca a pedido de cliente e renasce com pintura histórica de Le Mans

porsche carrera gt restaurado (1)
porsche carrera gt restaurado (1)

Pode parecer difícil de aceitar para muitos entusiastas da geração millennial, mas o Porsche Carrera GT já completou 20 anos de existência.

Lançado em 2003, o supercarro com motor V10 derivado de um projeto abortado de Le Mans agora é elegível para o programa de restauração oficial da Porsche , o Sonderwunsch — ou “desejo especial”, em alemão.

Esse programa permite que donos transformem seus carros em exemplares praticamente novos, com direito a personalizações extremas, como foi o caso do porto-riquenho Victor Gómez.

Gómez enviou seu Carrera GT 2005 de volta à fábrica para uma revitalização completa, mas foi além: pediu que o carro fosse pintado com a lendária decoração “Salzburg”, usada pelo Porsche 917 que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1970.

Veja também

porsche carrera gt restaurado (2)
porsche carrera gt restaurado (2)

Essa vitória foi a primeira de muitas da marca na clássica prova francesa, e o carro original, número 23, entrou para a história ao ser pilotado por Hans Herrmann e Richard Atwood.

A aplicação da pintura retrô em um modelo com formas completamente diferentes representou um desafio para os designers da Porsche.

Eles iniciaram com esboços, depois partiram para renderizações detalhadas e, por fim, usaram fitas sobre a carroceria para testar a fluidez das linhas brancas sobre a base vermelha intensa.

O carro final ostenta o número 23 em círculos brancos, detalhes em fibra de carbono fosca no teto, colunas, retrovisores, entradas de ar e difusor traseiro, além de rodas e cobertura do motor em preto para equilibrar o visual marcante.

porsche carrera gt restaurado (3)
porsche carrera gt restaurado (3)

Toda a pintura foi protegida com uma película transparente para garantir durabilidade.

Mas o projeto não parou no exterior.

O interior foi totalmente revestido em Alcantara vermelha, cobrindo painel, portas, volante, console central, porta-malas dianteiro e até mesmo um conjunto de malas sob medida.

Os bancos possuem estrutura em carbono, com revestimento em tecido preto homologado pela FIA, o mesmo usado no 918 Spyder.

Além da personalização estética, o processo de restauração envolveu uma revisão completa da parte mecânica, com desmontagem total do veículo e reconstrução de cada componente, o que leva o carro a um estado equivalente a “zero quilômetro”.

porsche carrera gt restaurado (4)
porsche carrera gt restaurado (4)

Todo o trabalho é documentado para valorizar ainda mais o exemplar no futuro, garantindo transparência sobre cada peça refeita ou modificada.

O Carrera GT continua sendo um dos superesportivos mais respeitados da história.

Com motor 5.7 V10 aspirado de 604 cv e apenas 1.380 kg, ele é até hoje referência em dirigibilidade e desempenho.

Em 2022, um exemplar equipado com pneus modernos marcou 7:12,69 no circuito de Nürburgring, superando em 16 segundos o tempo original da época do lançamento.

Essa unidade personalizada representa o encontro entre tradição e exclusividade, reunindo engenharia de ponta, design clássico e atenção artesanal aos mínimos detalhes.

Um Porsche que já era especial, agora é simplesmente único.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.