Porsche leva quase 8 anos para bater o recorde de carro manual mais rápido em Nurburgring, mas finalmente consegue

porsche 911 gt3 nurburgring (1)
porsche 911 gt3 nurburgring (1)

Para os fabricantes de carros esportivos, não existe pista mais importante no planeta do que Nürburgring. É ali, no lendário traçado Nordschleife, que se constroem mitos, reputações e comparações definitivas.

E agora, a Porsche acaba de conquistar mais um marco ao registrar a volta mais rápida da história em Nürburgring para um carro de produção com câmbio manual.

Guiado pelo piloto de fábrica Jörg Bergmeister, o novo 911 GT3 manual completou os 20,8 km do circuito em 6 minutos, 56 segundos e 294 milésimos .

Com esse tempo, o modelo alemão superou não só o GT3 anterior equipado com câmbio PDK (em mais de três segundos), como também deixou para trás o lendário Dodge Viper ACR, até então o detentor do recorde entre os manuais.

A façanha do Viper ACR, aliás, teve um contexto heroico. Em 2017, com o fim da produção do esportivo americano, um grupo de fãs encabeçado por Russ Oasis criou uma vaquinha online com o objetivo de “tomar de volta o recorde de Nürburgring”.

porsche 911 gt3 nurburgring (2)
porsche 911 gt3 nurburgring (2)

Mais de 200 mil dólares foram arrecadados, os carros enviados para a Alemanha, e o piloto Lance David Arnold foi encarregado da missão.

Mesmo enfrentando problemas como estouro de pneus e até um acidente, o Viper conseguiu um impressionante tempo de 7:01.3 — feito notável para uma equipe independente e sem apoio oficial da Dodge.

Mas o novo 911 GT3 chegou para reescrever essa história. Apesar de ter menos potência que o Viper (510 cv contra 653 cv) e de pesar apenas 67 kg a menos, o Porsche compensou com um projeto refinado, aerodinâmica impecável e uma afinação de chassi digna de pista.

Tudo isso calçado com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, que, embora grudentos, não são tão agressivos quanto os Kumho 200-treadwear usados pelo Viper.

E o feito da Porsche fica ainda mais impressionante quando se olha quem ficou para trás. O GT3 manual foi mais rápido que supermáquinas como Ferrari 296 GTB, Porsche 918 Spyder e até o recém-lançado Ford Mustang GTD.

Estamos falando de um carro que, mesmo custando cerca de R$ 1,3 milhão na Europa com todos os opcionais (como o pacote Weissach e os bancos concha), ainda é uma pechincha perto dos rivais milionários que superou.

Se alguém ainda duvidava que ainda há espaço para esportivos com câmbio manual no mundo moderno, a Porsche acaba de provar o contrário.

Em tempos de condução semiautônoma e mudanças eletrônicas em frações de segundo, a marca de Stuttgart mostra que nada substitui a conexão pura entre carro e motorista — principalmente quando se trata de cravar tempos históricos em Nürburgring.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias 911
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.