
Comprar um carro de luxo usado pode parecer uma jogada de mestre — até que o primeiro problema aparece e transforma tudo em pesadelo.
Foi exatamente isso que viveu um casal nos Estados Unidos após adquirir um Porsche Cayenne S 2019 por um valor equivalente a cerca de R$ 450 mil.
Pouco depois do fim da garantia estendida de fábrica, o veículo começou a apresentar falhas que geraram uma conta de reparo surreal: R$ 199 mil.
O caso veio à tona por meio de um relato em uma comunidade no Reddit, revelando não só os valores exorbitantes, mas também a inconsistência no atendimento entre diferentes concessionárias da marca.
Veja também
Os primeiros sinais de problema surgiram dois meses após o fim da cobertura CPO (Certified Pre-Owned), quando a luz de injeção acendeu no painel.

O diagnóstico inicial, feito por uma concessionária local, apontava um vazamento de fluido do sistema de arrefecimento, algo relativamente simples.
A loja autorizada recomendou a troca da bomba d’água, do termostato e de uma válvula, cobrando apenas pelas peças, já que a mão de obra foi bancada pela Porsche como “cortesia”.
Um ano depois, o mesmo alerta retornou, mas agora a situação era mais grave — e mais cara.
Já em outra cidade, o proprietário levou o carro a uma nova concessionária autorizada, que apresentou um orçamento alarmante: mais de R$ 199 mil pelos reparos.

Só o par de turbocompressores custaria R$ 100 mil, e a mesma bomba d’água reapareceu na lista, agora com valor de R$ 50 mil.
Surpreso com o custo, o dono solicitou que a nova concessionária pedisse à Porsche uma ajuda de custo — algo comum em casos de falha fora da garantia.
A resposta do concessionário foi negativa, mas quando o proprietário decidiu contatar a marca diretamente, descobriu que nenhum pedido havia sido feito oficialmente.
Mesmo após registrar o pedido ele mesmo, a montadora recusou, alegando que até o CEO da empresa participou da decisão.
Curiosamente, peças como a bomba d’água deveriam ter dois anos de garantia, o que levantou suspeitas.

Ao investigar a nota fiscal da primeira manutenção, ficou claro que a peça nunca havia sido substituída.
Na prática, foram instalados apenas o termostato e alguns tubos e anéis de vedação — nada da bomba d’água prometida.
Enquanto isso, a nova concessionária realizou por conta própria R$ 16 mil em serviços sem autorização, levando o cliente a negociar um acordo e pagar apenas R$ 5.100.
Com o impasse ainda em andamento, a primeira loja decidiu reabrir o caso e se ofereceu para trocar apenas um dos turbos — o único realmente danificado.
A segunda concessionária também confirmou que a bomba d’água atual estava em bom estado e não precisava ser trocada.
No fim das contas, a maioria dos reparos orçados inicialmente se mostrou desnecessária, e o custo total para colocar o Cayenne de volta na estrada ficou em torno de R$ 25 mil.
O dono quase vendeu o carro por R$ 120 mil para a Carvana, uma plataforma de compra de veículos usados, tamanho o desgaste.
Mas preferiu resolver o impasse com paciência, investigação e insistência, conseguindo manter o carro e evitar um prejuízo enorme.
Ele deixou um recado claro para quem pensa em entrar no mundo dos SUVs de luxo usados: mantenha a garantia ativa sempre que possível.
Além disso, buscar uma segunda opinião — seja de outra autorizada ou de uma oficina especializada — pode fazer toda a diferença.
E por fim, lembre-se: concessionárias da mesma marca não são todas iguais, e a experiência com o pós-venda pode variar drasticamente.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










