Porsche promete não fazer interiores que as pessoas odeiam e resiste às “telas totais”

porsche cayenne electric interior (1)
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Antes mesmo da estreia oficial do aguardado Cayenne elétrico, a Porsche já revelou detalhes do seu interior.

E, para a surpresa de muitos, a marca fez o impensável em tempos de interfaces 100% digitais: manteve botões físicos, e botões no painel.

Em um momento em que a indústria se rende às telas gigantes e comandos por toque, a Porsche segue um caminho diferente — e bem mais centrado na experiência real do motorista.

Segundo Dirk Assfalg, gerente de eletrônica do Cayenne, essa não foi uma decisão nostálgica, mas sim uma escolha técnica e estratégica baseada em anos de feedback direto dos clientes.

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porsche cayenne electric interior (2)
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“Sabemos, inclusive por parte dos consumidores chineses, que há uma forte preferência por manter botões físicos no carro”, explicou em entrevista.

A mensagem foi clara: por mais digitais que os carros fiquem, alguns controles precisam continuar sendo táteis.

O interior do Cayenne elétrico trará um painel digital de 14,3 polegadas em OLED curvo, mantendo o tradicional layout de três mostradores da Porsche — agora com um medidor de potência no lugar do conta-giros.

No centro do painel, uma grande tela de 14,25 polegadas domina o espaço, mas não exclui o uso de comandos físicos.

porsche cayenne electric interior (3)
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Há botões reais para controle do ar-condicionado, roletes para ajustar a temperatura e até um knob dedicado ao volume, tudo posicionado de forma ergonômica para o motorista.

No volante, a filosofia se repete. Nada de comandos por toque ou superfícies sensíveis que exigem precisão cirúrgica.

Em vez disso, botões e roletes para volume, chamadas, menus e comandos de voz.

A Porsche também introduziu os “joker buttons”, teclas programáveis que o motorista pode configurar para funções específicas — um toque de personalização com praticidade.

porsche cayenne electric interior (4)
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E, sim, o Cayenne EV terá um botão de partida físico, do lado esquerdo do volante, exatamente como nos Porsches clássicos.

Segundo Assfalg, nem sequer foi cogitada a remoção desse recurso, mesmo com o carro ligando automaticamente ao detectar o motorista, como já acontece em modelos como Taycan, Rivian e Tesla.

Esse posicionamento da Porsche contrasta diretamente com marcas como a Mercedes-Benz, que no novo GLC com tecnologia EQ eliminou quase todos os controles físicos em favor de uma tela imensa de 39,1 polegadas que centraliza tudo — e, em muitos casos, complica o uso no dia a dia.

Outras fabricantes que seguiram esse caminho agora estão dando um passo atrás: Hyundai já confirmou o retorno de botões em futuros modelos da Genesis, e a Volkswagen também admitiu que errou ao remover comandos táteis, prometendo voltar ao físico em seus próximos lançamentos.

Com o Cayenne elétrico, a Porsche parece ter encontrado um equilíbrio raro: um carro moderno, tecnológico e conectado, mas que respeita a experiência tátil e intuitiva do motorista.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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