Porsche quer liberar velocidade máxima com base na posição das mãos do motorista no volante

porsche 718 cayman e boxster (7)
porsche 718 cayman e boxster (7)

Nos últimos anos, as fabricantes de carros têm se preocupado cada vez mais com o uso responsável da potência que oferecem.

A Porsche , no entanto, acaba de propor uma solução ousada para um problema antigo: como evitar que motoristas inexperientes abusem de carros com desempenho extremo.

Uma nova patente registrada na Alemanha revela que a marca pretende liberar o modo de velocidade máxima apenas se o motorista estiver segurando o volante de forma ideal.

A posição exigida é a clássica 9h15, considerada a mais segura e eficaz em condução de alto desempenho.

Veja também

Segundo a Porsche, a ideia é evitar o uso de chaves especiais para liberar a potência total, como faz a Dodge com os modelos Hellcat, por exemplo.

porsche cayenne electric interior (4)
porsche cayenne electric interior (4)

Em vez disso, o sistema detectaria, por meio de sensores no volante , se o condutor está realmente preparado para assumir todo o potencial do carro.

Essa abordagem lembra o Wet Mode já utilizado pela marca, que adapta o comportamento do carro em pistas molhadas com base em sensores.

No caso da nova tecnologia, porém, a verificação seria feita com base nas mãos do motorista: se não estiverem corretamente posicionadas, o modo de velocidade máxima permaneceria bloqueado.

E mais: a patente sugere até limites automáticos de velocidade em rodovias, como 130 km/h ou até 80 km/h, caso o sistema entenda que a condução não é segura.

Caso o motorista retire uma das mãos durante o uso do modo top speed, o carro emite alertas e pode desativar a função por completo.

porsche 911 gt3 rs branco (3)
porsche 911 gt3 rs branco (3)

A tecnologia prevê sensores de toque ou pressão no volante e algoritmos que analisam constantemente o comportamento do condutor.

Além disso, o sistema pode se integrar a outros recursos de monitoramento de atenção, como câmeras voltadas aos olhos do motorista.

A proposta surge em um contexto em que muitos compradores buscam os modelos Porsche mais como símbolo de status do que por habilidade ao volante.

Modelos como o 911 Turbo ou os novos Cayenne e Taycan de alto desempenho têm potência de sobra — e podem se tornar perigosos nas mãos erradas.

Historicamente, a marca já sofreu com isso: o lendário 911 Turbo da década de 1970 ficou conhecido como “matador de viúvas”, por seu comportamento imprevisível em mãos inexperientes.

Com essa nova abordagem, a Porsche parece disposta a forçar seus clientes a dirigir com mais consciência, sem depender tanto de assistências eletrônicas.

A ideia pode parecer restritiva para entusiastas experientes, mas aponta para um futuro em que segurança e performance terão de conviver de forma ainda mais integrada.

Tudo indica que, se essa tecnologia for adiante, ela será incorporada de forma sutil, sem comprometer a experiência de quem realmente sabe o que está fazendo ao volante.

Mas para aqueles que acham que segurar o volante com uma mão só é suficiente para encarar 700 cv, talvez a Porsche esteja prestes a dar uma lição prática.

📣 Compartilhe esta notíciaXFacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.