
Os carros elétricos já não se limitam à economia de combustível ou à proposta ecológica.
Eles estão se tornando verdadeiras máquinas de desempenho — e nenhum modelo representa melhor essa nova era do que o Porsche Taycan Turbo GT na versão Weissach.
Em um teste recente da revista americana Motor Trend, o sedã alemão não apenas superou rivais de peso como Tesla e Ferrari, mas também quebrou um recorde histórico da própria publicação.
Com seus dois motores elétricos, conjunto de baterias de alta capacidade e uma série de ajustes focados em performance, o Taycan Turbo GT Weissach atingiu de 0 a 60 mph (96 km/h) em impressionantes 1,89 segundos com rollout (1 pé de impulso inicial).

Sem esse artifício, o tempo foi de 2,10 segundos. Para efeito de comparação, isso é 0,18 segundo mais rápido do que o Tesla Model S Plaid, e 0,21 segundo à frente do Ferrari SF90 Stradale Assetto Fiorano — dois dos carros mais potentes e rápidos do mercado atual.
Esse desempenho colocou o Taycan Turbo GT Weissach no topo do ranking de aceleração da Motor Trend, que já testa veículos há 76 anos. Em outras palavras, é o carro mais rápido em aceleração já avaliado pela revista.
O quarto de milha também impressiona: 9,23 segundos a 150,1 mph (241 km/h), ficando atrás apenas do Lucid Air Sapphire, que registrou 9,21 segundos a uma velocidade final maior, de 157,1 mph (251 km/h).
E não é só em linha reta que o Porsche brilha.

Em testes de manobrabilidade, como o tradicional percurso em “oito” da Motor Trend, o Taycan Weissach completou o circuito em 21,86 segundos, com força lateral média de 1,03g — desempenho que o coloca lado a lado com superesportivos como Corvette Z06 Z07, Ferrari 296 GTB e McLaren 765LT.
O Weissach Package elimina os bancos traseiros para reduzir peso, reforça a rigidez estrutural e inclui melhorias aerodinâmicas. O resultado é um sedã com dois lugares e comportamento de carro de corrida.
E, apesar do foco na pista, o Taycan continua prático para o dia a dia: sua frenagem de 60 mph a 0 ocorre em apenas 93 pés (28,3 metros), e seu sistema de recarga rápida leva apenas 19 minutos para sair de 5% e atingir 80% da carga com um carregador de alta velocidade.
Mas toda essa tecnologia e performance têm seu preço: o modelo testado custa US$ 233.395.
É uma cifra alta, especialmente se comparada aos US$ 94.900 do Tesla Model S Plaid. Ainda assim, é um pouco mais acessível do que os US$ 250.575 do Lucid Air Sapphire — seu rival mais direto em performance elétrica extrema.
O fato é que, com o Taycan Turbo GT Weissach, a Porsche não apenas reafirma seu domínio no universo dos esportivos de luxo, como redefine o que se espera de um carro elétrico.
Ele pode ser “apenas” um sedã, mas já deixou para trás diversos supercarros consagrados — e isso diz tudo sobre o futuro da performance sobre quatro rodas.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!