Portuguesa vence proposta de construção do túnel Santos-Guarujá; obra terá tecnologia inédita no Brasil

A construtora portuguesa Mota-Engil, vence agora o leilão de concessão para construção do túnel rodoviário Santos-Guarujá. Trata-se da maior obra do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – do Governo Federal e do Estado de São Paulo.

O túnel rodoviário que ligará as cidades de Santos e Guarujá é uma obra rodoviária inédita, que utilizará tecnologia de blocos de imersão para a ligação seca entre as duas cidades no litoral de São Paulo. A Mota-Engil tem como sócia a maior construtora do mundo, a chinesa CCCC.

Numa obra orçada em R$ 6,8 bilhões, o Túnel Santos-Guarujá permitirá o trânsito de veículos com três faixas de rolamento em cada sentido, sendo uma delas compartilhada com a linha do VLT operado hoje pela empresa EMTU em Santos.

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Com trajeto que demandará de 2 a 5 minutos de travessia submarina sob o leito do estuário do Porto de Santos, o túnel ligará as duas margens do terminal portuário.

O trecho terá 1,5 km de extensão, com 870 m submersos a uma profundidade de 21 metros, ficando assim abaixo do leito marinho do canal, onde o tráfego de navios é intenso.

A tecnologia – inédita no Brasil – prevê a construção de seis blocos já compostos com as faixas de rolamento e todas as conexões elétricas e hidráulicas, sendo elas a serem construídas no Guarujá e depois submersas num leito marinho escavado.

Após a imersão, os blocos são conectados no fundo, e então cobertos com material para proteção, seguindo depois para esvaziamento dos blocos e derrubada das paredes, liberando os blocos para a futura liberação das vias.

Com cronograma de construção estimado entre 3 e 4 anos, a obra encurtará enormemente o trajeto entre as duas cidades, ligadas atualmente pelo Ferry Boat (balsas), cuja fila de espera varia de 15 minutos a mais de uma hora, com limitação de marés, tráfego de navios grandes (acima de 340 m) e neblina.

Por estrada, o trajeto entre as duas cidades, via Cubatão, demanda de 40 m a 1 hora, dependendo do trânsito nas rodovias Cônego Domênico Rangoni e Anchieta.

O pedágio terá tarifa igual à cobrada pelas balsas, que é atualmente de R$ 12,30, cobrados R$ 6,15 em cada sentido, com cobrança eletrônica livre de cancela.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


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