
Ele carrega traços de um Chevrolet bem popular no Brasil, o primeiro automóvel de passeio da General Motors a ser feito em nosso país, mas ele não é um irmão do Opala, pelo contrário, pois trata-se do “pai” do Chevette.
Em 1965, no Salão de Frankfurt, o Opel Kadett B foi celebrado como o “Das Auto” da Adam Opel e teve toda pompa e circunstância na época.

O Opel Kadett e suas variantes sedã e perua foram oficialmente registrados pela primeira vez como um modelo de cinco lugares. Além disso, o Kadett cresceu 18 cm em comprimento, ultrapassando a marca de 4,00 m.
A distância entre eixos e a largura do veículo também aumentaram, o que beneficiou o interior, mas o porta-malas também cresceu 12%, indo para 337 litros, segundo o padrão VDA da época.
Veja também

E com os bancos traseiros rebatidos, a perua oferece uma área de carga de 1,57 m de comprimento. Ela recorda muito nossa Chevrolet Opala Caravan, enquanto o sedã de duas portas, mais com cara de cupê, vagamente nos recorda o Opala de duas portas.
Segundo a Opel, os designers da marca demonstram mais uma vez na época que o Kadett não era somente prático, mas também extremamente desejável, com um elegante cupê.
Este foi inspirado nos modelos fastback dos EUA, com uma traseira suavemente inclinada, confere ao cupê uma linha dinâmica e promete velocidade.

As três saídas de ar na coluna B entraram para a história do automóvel, gerando logo ao atraente modelo de duas portas o apelido de “Gill Coupé”. Hoje, esta versão do Kadett é particularmente procurada por colecionadores.
O Kadett B Coupé era visualmente marcante com seu capô preto fosco e faixas decorativas, estava inicialmente disponível com uma versão de 60 cavalos e carburador duplo do motor 1.1 litro, disponível em todas as variantes, e a partir de 1967 com um 1.9 litro.

Esse motor de 90 cavalos acelerava o cupê a 170 km/h, apoiado sobre um chassi esportivo, que fornecia reservas de segurança. Assim, surgiu depois o Kadett Rallye. Então, oito anos depois, o Kadett C viraria o Chevette brasileiro…
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias