Preços dos carros em 1985, e comparação com hoje

fusca 1

O ano de 1985 foi um dos mais importantes para a história do Brasil e, naquele ano, o país e o mundo chegavam à metade dos famosos anos 80. No mercado automotivo nacional, as mudanças iam acontecendo gradualmente.

Com apenas quatro grandes montadoras de automóveis e mais duas em um nível inferior, o Brasil amargava quase uma década de isolamento comercial, onde a importação era totalmente proibida.

O brasileiro que não podia viajar ao exterior, apenas tinha uma vaga ideia do que existia, através de revistas, jornais, TV e raros livros.

Sorte de quem podia ver algo diferente nas compras no Paraguai, enquanto as embaixadas eram uma gota no oceano. Enquanto isso, os quatro grandes fabricantes iniciavam uma lenta modernização, tentando se desgarrar dos anos 60 e 70.

Ainda tínhamos nosso fabricante de esportivos e uma montadora “100% nacional” quase disruptiva. Isso sem contar a miríade de carros fora-de-série de vida longa ou curta.

opala diplomata

Naquele cenário de 1985, quem tinha carro novo podia levantar as mãos para o céu e agradecer. Já que dependia do salário mínimo, parecia um sonho inalcançável. Passados 35 anos, muita coisa mudou.

Temos inúmeras marcas (foram bem mais nos anos 90), mas os preços altos ainda distanciam uma pessoa que ganha salário mínimo de um carro novo. Contudo, a quantidade necessária para se obter um carro diminuiu bastante.

No início de 1985, o salário mínimo era de Cr$ 166.560,00. O carro mais barato da época era o Fusca, que custava Cr$ 12.016.576,00. Para se obter o clássico da VW, eram necessários 72,1 salários mínimos da época.

Seria como um plano de 72 meses pagando um salário mínimo. Hoje, essa compra equivaleria a 44,9 salários mínimos, que no momento é de R$ 1.045. Atualmente, são necessários 37,7 desse piso para a compra de um Renault Kwid.

alfa romeo 2300

De volta ao passado, em 1985, alguns dos carros mais caros eram realmente para poucos.

O Alfa Romeo 2300 Ti-4 (perto do fim), pedia 434,9 salários mínimos.

Custando seis vezes mais que o Fusca ou mesmo o Fiat 147, ele estava no topo, seguido de longe pelo Puma GTB, que exigia 352,9 mínimos para entrar em qualquer garagem.

Entre 200 e 300 salários mínimos, havia vários modelos como Opala Comodoro e Diplomata, Santana nas versões mais caras, assim como o Del Rey. Os esportivos da Puma e utilitários como a picape D-10 estavam nesse nicho.

monza 11

Já a faixa entre 100 e 200 salários, representava a maior parte da diminuta oferta que o brasileiro podia comprar. Para alívio de alguns, a Fiat tinha apenas quatro modelos nesse caso: Fiat Oggi, Uno CS/SX e Panorama CL.

Na GM, o Monza dominava essa faixa e trazia modernidade por um preço competitivo. Com a reputação criada pelo Fusca, a VW criava um abismo entre seu clássico e os demais.

Apenas o Gol BX e o Furgão, além da Saveiro S, custavam menos que 100 salários mínimos. O Passat, por exemplo, custava na mesma faixa do Monza…  Já a Ford era famosa por seus preços altos, embora o acabamento fosse bom.

O Escort flertava com os compactos da VW, mas o Corcel pensava poder custar como um Monza. Com 160 salários, ficava difícil alguém pensar no duas portas da Ford diante do Chevrolet. Não à toa, foi líder até 1986.

Puma GTB

Agora, para quem não podia pagar acima de 100 salários mínimos, as coisas não eram boas.

Hoje, por exemplo, até 100 salários mínimos dá para comprar um SUV compacto já com preço fora da realidade ou mesmo se dar ao luxo de um sedã médio.

Em 1985, as opções eram poucas até 100 salários. Na VW, só Fusca e Gol BX.

Já na Chevrolet, o Chevette era outro porto seguro para quem precisava de um carro barato e confiável. Agora a Fiat era a marca mais em conta.

toyota bandeirante 15

Dava até para pegar o moderno Uno em sua versão mais barata, ainda distante do Mille.

O restante era baseado no 147, mas com direito a perua. Falando nisso, a Marajó também custa até 100 mínimos.

Nos utilitários, as picapes leves eram acessíveis até 100 salários, incluindo até da VW, mas você tinha que esquecer a Ford.

Pouco acima, dava para se aventurar com um Gurgel X12.

chevette hatch 10

Já os valentes e duráveis utilitários com motor diesel exigiam acima de 200 salários, exceto o jipe da Toyota. O Bandeirante perua quase o mesmo que a luxuosa Veraneio, mas a série 20 surgiria em meados do mesmo ano.

Um esportivo acessível era o Gol GT 1.8 com menos de 150 salários, mas hoje ele equivaleria a pouco mais de 96 mínimos. Nem dá para pegar um Volkswagen Polo GTS, mas um Sandero R.S. o comprador levaria e com troco.

Os exclusivos da Puma eram acima de 180 mínimos e o icônico Passat GTS Pointer em torno de 190. Esse sim se equipara em preço aos atuais Polo GTS e Virtus GTS.

Agora falando em carro elétrico… Sim, existia em 1985! A Gurgel ainda vendia o Itaipu, que na tabela aparece em versão picape com cabine simples. Diferente dos atuais elétricos, aquele custaria hoje R$ 116 mil, bem longe do JAC iEV20…

gurgel itaipu

Naturalmente, existem anos “luz” de distância entre a picape com baterias de chumbo-ácido e o lítio-fosfato de ferro do pequenino chinês.

Na tabela abaixo, extraída da revista Quatro Rodas de janeiro de 1985, listamos os preços dos carros divulgados na época com seus respectivos preços em cruzeiro e o quanto equivalia ao último salário mínimo na ocasião (já que sempre subia).

Também comparamos com a quantidade necessária de salários mínimos na atualidade, com base em preços atualizados para 2020 com base nos cálculos do Banco Central do Brasil .

Confira:

Marca/modelo Preço em Cr$ (Janeiro de 1985) Salários mínimos (Novembro de 1984) Salários mínimos (2020)
Alfa Romeo 2300 Ti-4 72.431.610 434,9 270,8
Fiat 147 C 12.766.530 76,6 47,7
Fiat 147 Spazio/CL 15.122.940 90,8 56,3
Fiat Oggi 17.173.800 103,1 64,2
Fiat Uno S 15.937.220 95,7 59,6
Fiat Uno CS 17.482.750 105 65,4
Fiat Uno SX 19.764.270 118,7 73,9
Fiat Panorama C 15.115.140 90,7 56,5
Fiat Panorama CL 16.711.280 100,3 62,5
Fiat Pickup 13.621.170 81,8 50,9
Fiat Fiorino 13.763.680 82,6 51,5
Fiat Uno Furgão 10.979.350 65,9 41,0
Chevrolet Chevette 14.133.388 84,9 52,8
Chevrolet Chevette SL 16.068.219 96,5 60,1
Chevrolet Chevette Hatch 14.439.756 86,7 54,0
Chevrolet Chevette Hatch SL 16.453.026 98,8 61,5
Chevrolet Chevette 4P 15.528.152 93,2 58,1
Chevrolet Chevette SL 4P 17.571.932 105,5 65,7
Chevrolet Chevette Marajó 14.678.918 88,1 54,9
Chevrolet Chevette Marajó SL 16.798.300 100,8 62,8
Chevrolet Chevy 500 13.785.695 82,8 51,5
Chevrolet Chevy 500 SL 15.066.243 90,5 56,3
Chevrolet Monza 2P 26.454.882 158,8 98,9
Chevrolet Monza 2P SL/E 29.074.603 174,6 108,7
Chevrolet Monza Hatch 23.905.369 143,5 89,4
Chevrolet Monza Hatch SL/E 26.661.775 160,1 99,7
Chevrolet Monza 4P 27.078.620 162,6 101,2
Chevrolet Monza 4P SL/E 29.756.720 178,7 111,2
Chevrolet Opala 2.5 2P 25.563.162 153,5 95,6
Chevrolet Opala 2.5 4P 25.761.489 154,7 96,3
Chevrolet Opala Comodoro 2.5 2P 30.064.616 180,5 112,4
Chevrolet Opala Comodoro 2.5 4P 30.388.763 182,4 113,6
Chevrolet Opala 4.1 2P 28.991.586 174,0 108,4
Chevrolet Opala 4.1 4P 29.130.045 174,9 108,9
Chevrolet Opala Comodoro 4.1 2P 33.089.252 198,7 123,7
Chevrolet Opala Comodoro 4.1 4P 33.385.310 200,4 124,8
Chevrolet Opala Diplomata 2.5 2P 44.333.374 266,2 165,7
Chevrolet Opala Diplomata 2.5 4P 44.520.651 267,3 166,4
Chevrolet Opala Diplomata 4.1 2P 48.057.583 288,5 179,7
Chevrolet Opala Diplomata 4.1 4P 48.251.842 289,7 180,4
Chevrolet Opala Caravan 2.5 27.796.407 166,9 103,9
Chevrolet Opala Caravan 4.1 30.534.152 183,3 114,2
Chevrolet Opala Caravan Comodoro 2.5 29.925.519 179,7 111,9
Chevrolet Opala Caravan Comodoro 4.1 33.916.277 203,6 126,8
Chevrolet Veraneio 33.703.822 202,4 126,0
Chevrolet Veraneio SL 42.169.076 253,2 157,7
Chevrolet C-10 2.5 21.943.259 131,7 82,0
Chevrolet D-10 38.118.941 228,9 142,5
Toyota Bandeirante Jipe 30.932.300 185,7 115,6
Toyota Bandeirante Pickup 35.216.600 211,4 131,7
Toyota Bandeirante Perua 40.865.500 245,4 152,8
Puma GTI 30.509.619 183,2 114,1
Puma GTC 33.580.947 201,6 125,5
Puma GTB S2/S3 58.774.569 352,9 219,7
Puma P-018 37.888.403 227,4 141,6
Volkswagen Fusca 12.016.576 72,1 44,9
Volkswagen Gol S 16.757.904 100,6 62,6
Volkswagen Gol LS 17.724.615 106,4 66,2
Volkswagen Gol BX 14.209.563 85,3 53,1
Volkswagen Gol GT 1.8 24.772.021 148,7 92,6
Volkswagen Gol Furgão 13.315.781 79,9 49,8
Volkswagen Voyage S 2P 19.267.586 115,7 72,0
Volkswagen Voyage LS 2P 21.094.251 126,6 78,9
Volkswagen Voyage Super 2P 25.435.938 152,7 95,1
Volkswagen Voyage S 4P 19.267.586 115,7 72,0
Volkswagen Voyage LS 4P 21.094.251 126,6 78,9
Volkswagen Voyage Super 4P 25.435.938 152,7 95,1
Volkswagen Parati S 22.260.591 113,6 83,2
Volkswagen Parati LS 25.625.376 153,8 95,8
Volkswagen Parati GLS 27.135.261 162,9 101,4
Volkswagen Saveiro S 16.021.519 96,2 59,9
Volkswagen Saveiro LS 17.721.051 106,4 66,2
Volkswagen Passat Special 2P 22.760.682 136,7 85,1
Volkswagen Passat GTS Pointer 1.8 31.529.522 189,3 117,9
Volkswagen Passat LS Village 2P 24.592.522 147,6 91,9
Volkswagen Passat LS Village 3P 25.780.669 154,8 96,4
Volkswagen Passat LS Village 4P 24.422.878 146,6 91,3
Volkswagen Passat LSE Paddock 31.430.041 188,7 117,5
Volkswagen Santana CS 2P 27.855.386 167,2 104,1
Volkswagen Santana CG 2P 32.325.652 194,1 120,9
Volkswagen Santana CD 2P 41.876.313 251,4 156,6
Volkswagen Santana CS 4P 28.744.558 172,6 107,5
Volkswagen Santana CG 4P 34.337.053 206,2 128,4
Volkswagen Santana CD 4P 43.753.593 262,7 163,6
Volkswagen Kombi Standard 24.522.645 147,2 91,7
Volkswagen Kombi Pick-up CD 22.609.927 135,7 84,5
Volkswagen Kombi Pick-up CD Diesel 34.344.966 206,2 128,4
Ford Escort 3P 18.052.140 108,4 67,5
Ford Escort L 3P 19.579.967 117,6 73,2
Ford Escort GL 3P 21.572.254 129,5 80,6
Ford Escort Ghia 3P 25.186.793 151,2 94,2
Ford Escort 5P 18.835.870 113,1 70,4
Ford Escort L 5P 20.343.885 122,1 76,1
Ford Escort GL 5P 22.501.652 135,1 84,1
Ford Escort Ghia 5P 25.974.528 155,9 97,1
Ford Corcel II L 25.280.681 151,8 94,5
Ford Corcel II GL 27.331.960 164,1 102,2
Ford Belina L 27.156.313 163,0 101,5
Ford Belina GL 29.236.215 175,5 109,3
Ford Del Rey GL 2P 29.174.073 175,2 109,1
Ford Del Rey GL 4P 29.863.288 179,3 111,7
Ford Del Rey Ghia 2P 38.275.022 229,8 143,1
Ford Del Rey Ghia 4P 38.920.491 233,7 145,5
Ford Del Rey Scala Ghia 38.932.234 233,7 145,5
Ford Pampa L 17.574.845 105,5 65,7
Ford Pampa GL 19.153.527 115,0 71,6
Ford F-100 22.457.217 134,8 84,0
Ford F-1000 Diesel 36.922.093 221,7 138,0
Gurgel XEF 23.468.000 140,9 87,7
Gurgel X12 17.170.000 103,1 64,2
Gurgel X12 TR 19.332.000 116,1 72,3
Gurgel G800 Básica 22.158.344 133,0 82,8
Gurgel G800 CD 3P 25.575.000 153,5 95,6
Gurgel Itaipu E500 CS 29.852.000 179,2 111,6

[Fonte: Revista 4Rodas/Banco Central do Brasil]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X