Preços dos carros no Brasil em 1969

Preços dos carros no Brasil em 1969

Em junho de 1969, o Brasil vivia no Cruzeiro Novo e o mercado automotivo nacional ganhava muitas novidades naquele ano de 1969. Mas, quanto eles custavam na época e quanto sairiam hoje em real?


Conseguimos os preços de alguns modelos daquela época e fizemos a conversão para o real com base na Calculadora do Cidadão do Banco Central do Brasil.

O carro mais barato da lista abaixo é o Jeep Universal. Numa conversão direta, hoje ele custaria mais de R$ 100 mil. Aliás, nenhum da lista fica abaixo disso.

Preços dos carros no Brasil em 1969

O Volks Sedan 1300 (Fusca) aparece como um dos mais baratos na época. Acima dele, o 1600 era equivalente em preço às versões mais baratas do Corcel, que tinha motor 1.4 na época.

A versão Luxo do Corcel (com 4 portas) era tão cara quanto um Karmann-Ghia cupê. Nessa mesma faixa, você podia optar pelo bom Opala de 4 cilindros.

Numa faixa intermediária, a Chrysler com os Regente e Esplanada eram caros, na mesma faixa do FNM 2150. Com estilo parecido, o Aero-Willys custava o mesmo que o primeiro. Havia ainda o Itamaraty (Willys), um pouco mais caro. Todos saíram de cena pouco tempo depois.

Duradouro mesmo foi o Opala Luxo de seis cilindros, na época com o 3.8. Seu preço mais alto era menor que a maioria deles, que tinham status no mercado.

Preços dos carros no Brasil em 1969

Nos esportivos, o Puma GT era bem mais caro que um Karmann-Ghia conversível, enquanto no topo do luxo, os LTD e Galaxie apareciam com preços astronômicos. Hoje, teriam preço de Mustang e Edge ST.

Já picapes F-100 e C-14 custavam quase a mesma coisa. Mas, havia as picapes mais rústicas, como Rural e Bandeirante, mas o japonês era bem mais caro, superando as picapes americanas. Mas, havia outra picape, a da Kombi.

A popular da VW era ainda muito mais em conta que a Rural , mas tinha preço acima do modelo furgão. As versões STD e Luxo também eram acessíveis.

Confira os preços dos carros no Brasil em 1969

Marca Preço em NCr$ (1969) Preço em R$ (2020)
Chrysler Regente 19.327,00 181.850,55
Chrysler Esplanada 22.600,00 212.646,68
Chrysler Esplanada GTX 25.844,00 243.169,95
FNM Sedan 2150 Normal 25.500,00 239.933,20
FNM Sedan 2150 Especial 26.400,00 248.401,43
Ford Corcel 2 portas Standard 13.976,51 131.507,01
Ford Corcel 2 portas Standard completo 14.506,91 136.497,62
Ford Corcel 2 portas Luxo 14.990,27 141.045,63
Ford Corcel 2 portas Luxo completo 15.962,11 150.189,81
Ford Corcel 4 portas Standard 14.758,46 138.864,49
Ford Corcel 4 portas Luxo 15.062,76 141.727,69
Ford Corcel 4 portas Luxo completo 16.213,66 152.556,68
Ford LTD – Mecânico 34.034,35 320.234,14
Ford LTD – Hidramático 37.732,20 355.027,75
Ford Galaxie 31.329,56 294.784,38
Ford F-100 Standard 19.829,67 186.580,24
Ford Aero-Willys 20.369,45 191.659,11
Ford Itamaraty 23.999,69 225.816,57
Ford Jeep Universal com capota 10.735,00 101.007,17
Ford Jeep 101 2 portas 11.051,00 103.980,46
Ford Jeep 101 4 portas 11.414,00 107.395,98
Ford Rural 4×2 Luxo 15.682,88 147.562,49
Ford Pick-up 4×2 Standard 12.998,14 122.301,39
Chevrolet Opala 4 cilindros Standard 16.042,00 150.941,51
Chevrolet Opala 4 cilindros Luxo 18.707,00 176.016,88
Chevrolet Opala 6 cilindros Standard 18.171,90 170.982,04
Chevrolet Opala 6 cilindros Luxo 20.836,70 196.055,53
Chevrolet C-1404 Pick-up 19.326,30 181.843,96
Chevrolet C-1416 Perua 23.759,90 223.560,35
Puma GT 22.310,00 209.918,03
Toyota Bandeirante Jipe 15.979,00 150.348,73
Toyota Bandeirante Pick-up 20.002,00 188.201,72
Toyota Bandeirante Perua 20.672,00 194.505,85
Volkswagen Sedan 1300 10.954,00 103.067,78
Volkswagen Sedan 1600 14.895,00 140.149,22
Volkswagen Karmann-Ghia 16.269,00 153.077,38
Volkswagen Karmann-Ghia Conversível 17.846,00 167.915,60
Volkswagen Kombi Standard 12.356,00 116.259,40
Volkswagen Kombi Luxo 13.904,00 130.824,75
Volkswagen Kombi Pick-up 11.835,00 111.357,23
Volkswagen Kombi Furgão 11.392,00 107.188,98

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.