Preços dos carros no Brasil em 1969

opala 68

Em junho de 1969, o Brasil vivia no Cruzeiro Novo e o mercado automotivo nacional ganhava muitas novidades naquele ano de 1969. Mas, quanto eles custavam na época e quanto sairiam hoje em real?

Conseguimos os preços de alguns modelos daquela época e fizemos a conversão para o real com base na Calculadora do Cidadão do Banco Central do Brasil.

O carro mais barato da lista abaixo é o Jeep Universal. Numa conversão direta, hoje ele custaria mais de R$ 100 mil. Aliás, nenhum da lista fica abaixo disso.

O Volks Sedan 1300 (Fusca) aparece como um dos mais baratos na época. Acima dele, o 1600 era equivalente em preço às versões mais baratas do Corcel, que tinha motor 1.4 na época.

A versão Luxo do Corcel (com 4 portas) era tão cara quanto um Karmann-Ghia cupê. Nessa mesma faixa, você podia optar pelo bom Opala de 4 cilindros.

Numa faixa intermediária, a Chrysler com os Regente e Esplanada eram caros, na mesma faixa do FNM 2150. Com estilo parecido, o Aero-Willys custava o mesmo que o primeiro. Havia ainda o Itamaraty (Willys), um pouco mais caro. Todos saíram de cena pouco tempo depois.

Duradouro mesmo foi o Opala Luxo de seis cilindros, na época com o 3.8. Seu preço mais alto era menor que a maioria deles, que tinham status no mercado.

fusca 69

Nos esportivos, o Puma GT era bem mais caro que um Karmann-Ghia conversível, enquanto no topo do luxo, os LTD e Galaxie apareciam com preços astronômicos.

Hoje, teriam preço de Mustang e Edge ST.

Já picapes F-100 e C-14 custavam quase a mesma coisa.

Mas, havia as picapes mais rústicas, como Rural e Bandeirante, mas o japonês era bem mais caro, superando as picapes americanas. Mas, havia outra picape, a da Kombi.

A popular da VW era ainda muito mais em conta que a Rural , mas tinha preço acima do modelo furgão. As versões STD e Luxo também eram acessíveis.

Confira os preços dos carros no Brasil em 1969

MarcaPreço em NCr$ (1969)Preço em R$ (2020)Chrysler Regente19.327,00181.850,55Chrysler Esplanada22.600,00212.646,68Chrysler Esplanada GTX25.844,00243.169,95FNM Sedan 2150 Normal25.500,00239.933,20FNM Sedan 2150 Especial26.400,00248.401,43Ford Corcel 2 portas Standard13.976,51131.507,01Ford Corcel 2 portas Standard completo14.506,91136.497,62Ford Corcel 2 portas Luxo14.990,27141.045,63Ford Corcel 2 portas Luxo completo15.962,11150.189,81Ford Corcel 4 portas Standard14.758,46138.864,49Ford Corcel 4 portas Luxo15.062,76141.727,69Ford Corcel 4 portas Luxo completo16.213,66152.556,68Ford LTD – Mecânico34.034,35320.234,14Ford LTD – Hidramático37.732,20355.027,75Ford Galaxie31.329,56294.784,38Ford F-100 Standard19.829,67186.580,24Ford Aero-Willys20.369,45191.659,11Ford Itamaraty23.999,69225.816,57Ford Jeep Universal com capota10.735,00101.007,17Ford Jeep 101 2 portas11.051,00103.980,46Ford Jeep 101 4 portas11.414,00107.395,98Ford Rural 4×2 Luxo15.682,88147.562,49Ford Pick-up 4×2 Standard12.998,14122.301,39Chevrolet Opala 4 cilindros Standard16.042,00150.941,51Chevrolet Opala 4 cilindros Luxo18.707,00176.016,88Chevrolet Opala 6 cilindros Standard18.171,90170.982,04Chevrolet Opala 6 cilindros Luxo20.836,70196.055,53Chevrolet C-1404 Pick-up19.326,30181.843,96Chevrolet C-1416 Perua23.759,90223.560,35Puma GT22.310,00209.918,03Toyota Bandeirante Jipe15.979,00150.348,73Toyota Bandeirante Pick-up20.002,00188.201,72Toyota Bandeirante Perua20.672,00194.505,85Volkswagen Sedan 130010.954,00103.067,78Volkswagen Sedan 160014.895,00140.149,22Volkswagen Karmann-Ghia16.269,00153.077,38Volkswagen Karmann-Ghia Conversível17.846,00167.915,60Volkswagen Kombi Standard12.356,00116.259,40Volkswagen Kombi Luxo13.904,00130.824,75Volkswagen Kombi Pick-up11.835,00111.357,23Volkswagen Kombi Furgão11.392,00107.188,98

 

google news2COMPARTILHE
Twitter FacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X