
O plano da Mercedes de reduzir sua gama de modelos compactos permanece firme, mas com uma exceção significativa: o Classe A.
A marca alemã decidiu prolongar a vida do hatch e do sedã, que agora seguirão em produção até pelo menos 2028, dois anos a mais do que o previsto inicialmente.
A mudança vem como resposta direta ao mercado europeu, onde a dupla ainda apresenta vendas relevantes.
De acordo com o chefe de produção da marca, Jorg Burzer, não haverá uma nova geração do Classe A.
Veja também
Ele será mantido como está, provavelmente com uma leve atualização visual, para garantir competitividade frente a rivais como o BMW Série 1 e o Audi A3.

A versão atual foi lançada em 2018 e recebeu um facelift em 2022. Se chegar mesmo a 2028, o modelo completará uma rara década de produção no segmento compacto premium.
Ainda assim, a Mercedes mantém o plano de cortar a B-Class da linha em 2026. O minivan já perdeu força no mercado e vendeu menos de 6 mil unidades na Europa entre janeiro e maio deste ano.
A decisão vai ao encontro da nova estratégia da marca, que pretende reduzir sua gama compacta de sete para quatro modelos.
Com 27.772 unidades vendidas no mesmo período, o Classe A ainda representa uma parcela importante do portfólio europeu da Mercedes, apesar da queda de 15% nas vendas em comparação com 2023.

Mesmo com o declínio, o desempenho se mostrou forte o suficiente para convencer a empresa a dar mais tempo ao modelo.
Para abrir espaço para os futuros modelos da nova arquitetura MMA, a produção do Classe A será transferida da planta de Rastatt, na Alemanha, para a unidade de Kecskemét, na Hungria, entre 2026 e 2028.
A mudança visa liberar capacidade produtiva para os próximos modelos compactos eletrificados da marca.
O primeiro dessa nova leva já está no mercado: o novo CLA, construído sobre a plataforma MMA. Com bom desempenho inicial, o sedã elétrico já exigiu a adição de um terceiro turno na fábrica, tamanha a demanda.

Além do elétrico, o CLA terá versões a combustão e também um Shooting Brake, ampliando seu apelo.
Enquanto isso, a Mercedes prepara atualizações para os SUVs compactos GLA e GLB.
Porém, o grande destaque será o novo “baby G-Class”, um mini utilitário com pegada off-road que não usará a mesma plataforma MMA dos demais compactos, pois busca manter a identidade robusta do lendário G-Wagen.
Com tudo isso, a extensão da vida útil do Classe A se mostra uma jogada estratégica da Mercedes para equilibrar o desejo por novos produtos eletrificados com a necessidade de manter modelos populares em mercados-chave.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias