O plano da Mercedes de reduzir sua gama de modelos compactos permanece firme, mas com uma exceção significativa: o Classe A.
A marca alemã decidiu prolongar a vida do hatch e do sedã, que agora seguirão em produção até pelo menos 2028, dois anos a mais do que o previsto inicialmente.
A mudança vem como resposta direta ao mercado europeu, onde a dupla ainda apresenta vendas relevantes.
De acordo com o chefe de produção da marca, Jorg Burzer, não haverá uma nova geração do Classe A.
Ele será mantido como está, provavelmente com uma leve atualização visual, para garantir competitividade frente a rivais como o BMW Série 1 e o Audi A3.
A versão atual foi lançada em 2018 e recebeu um facelift em 2022. Se chegar mesmo a 2028, o modelo completará uma rara década de produção no segmento compacto premium.
Ainda assim, a Mercedes mantém o plano de cortar a B-Class da linha em 2026. O minivan já perdeu força no mercado e vendeu menos de 6 mil unidades na Europa entre janeiro e maio deste ano.
A decisão vai ao encontro da nova estratégia da marca, que pretende reduzir sua gama compacta de sete para quatro modelos.
Com 27.772 unidades vendidas no mesmo período, o Classe A ainda representa uma parcela importante do portfólio europeu da Mercedes, apesar da queda de 15% nas vendas em comparação com 2023.
Mesmo com o declínio, o desempenho se mostrou forte o suficiente para convencer a empresa a dar mais tempo ao modelo.
Para abrir espaço para os futuros modelos da nova arquitetura MMA, a produção do Classe A será transferida da planta de Rastatt, na Alemanha, para a unidade de Kecskemét, na Hungria, entre 2026 e 2028.
A mudança visa liberar capacidade produtiva para os próximos modelos compactos eletrificados da marca.
O primeiro dessa nova leva já está no mercado: o novo CLA, construído sobre a plataforma MMA. Com bom desempenho inicial, o sedã elétrico já exigiu a adição de um terceiro turno na fábrica, tamanha a demanda.
Além do elétrico, o CLA terá versões a combustão e também um Shooting Brake, ampliando seu apelo.
Enquanto isso, a Mercedes prepara atualizações para os SUVs compactos GLA e GLB.
Porém, o grande destaque será o novo “baby G-Class”, um mini utilitário com pegada off-road que não usará a mesma plataforma MMA dos demais compactos, pois busca manter a identidade robusta do lendário G-Wagen.
Com tudo isso, a extensão da vida útil do Classe A se mostra uma jogada estratégica da Mercedes para equilibrar o desejo por novos produtos eletrificados com a necessidade de manter modelos populares em mercados-chave.
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