PRF agora tem aparelho que detecta peças roubadas em carros

div prf

A fiscalização de trânsito da Polícia Rodoviária Federal será ainda mais minuciosa com a chegada de um novo equipamento, que promete coibir o comércio de peças roubadas e tirar de circulação veículos com problemas de segurança.

Trata-se da Detecção Inteligente de Veículos ou DIV, sendo esse um equipamento eletrônico que serve para “rastrear” caminhões, ônibus e motos por meio de peças presentes que tenham sido utilizadas originalmente em veículos roubados e desmanchados ilegalmente, onde passam a alimentar o mercado clandestino de autopeças.

Fora isso, o novo equipamento da PRF, em apenas dois minutos após ser conectado ao veículo, realiza uma varredura completa em componentes eletrônicos, módulos e chassi, por exemplo.

A dupla finalidade do DIV vai pegar muito motorista de surpresa, afinal, como um scanner automotivo, apontará falhas em componentes e sistemas que o motorista pode nem saber que existem, especialmente em carros mais antigos.

Usando o banco de dados do Senatran, o DIV rastreia as peças de veículos roubados e se torna uma arma importante para reduzir a criminalidade nesse caso.

A empresa que fabrica o DIV defende que o diagnóstico reduzirá “o número de furtos de peças”, assim como também o comércio de componentes sem procedência.

Já no caso da manutenção, o objetivo é reduzir “acidentes por falta de manutenção e clonagem de veículos”, visando assim uma diminuição do roubo de veículos.

Além disso, o DIV “traz mais transparência e credibilidade ao mercado automotivo”.

Por ora, o DIV está sendo testado pela PRF, assim como pela Polícia Militar Rodoviária de São Paulo, além de algumas cidades do interior de São Paulo e nas capitais Goiânia e Recife.

Em São Paulo, por exemplo, o site do Poupatempo tem a opção “Peça Legal”, onde é possível localizar os desmanches legalizados pelo governo estadual e saber se a peça é de origem legal.

[Fonte: Estadão]

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X