
O desembarque triunfal do Audi A6 e-Tron nas ruas e estradas brasileiras
O Audi A6 Sportback e-Tron acaba de desembarcar no Brasil. Após anunciar a pré-venda do modelo em março, a montadora alemã começa agora a entregar as primeiras unidades do novo sedã 100% elétrico.
Disponível apenas na configuração Performance Black, com preço de R$ 649.990, o lançamento marca uma novidade importante para o mercado nacional: é o primeiro Audi vendido no país com tração exclusivamente traseira.
O novo A6 Sportback e-Tron Performance Black já pode ser encontrado nas 40 concessionárias da marca alemã no Brasil.
Veja também
As cores disponíveis são Cinza Ímã (sólida), Azul Plasma, Azul Malpelo, Bege Siam, Branco Geleira e Preto Mito (metálicas) e Cinza Daytona perolizada. Internamente, são duas opções de cores: preto ou bege.

“Estamos passando por uma renovação completa de nosso portfólio de veículos. E o inédito A6 Sportback e-Tron chega para ampliar a segunda geração de modelos 100% elétricos, que já conta no Brasil com o Q6 e-Tron, o Q8 e-Tron, o e-Tron GT e o RS e-Tron GT. Queremos aumentar a nossa participação no disputado mercado de veículos premium elétricos, e o A6 Sportback e-Tron tem atributos de sobra para isso”, afirma Renato Celiberti, diretor de Vendas da Audi do Brasil.
O visual do novo A6 Sportback e-Tron traz linhas modernas e com foco em aerodinâmica. Com um coeficiente de 0,21x, o elétrico traz faróis com tecnologia OLED Matrix com formato bipartido, com luzes de circulação diurna na parte superior.
Os faróis principais são integrados na parte inferior. O para-choque frontal traz aplique em preto e detalhes esportivos por conta do pacote visual S Line, que adiciona detalhes de acabamento em Black Piano.
As entradas de ar são maiores. A grade frontal tem design fechado e traz a mesma cor da carroceria, como no e-Tron GT. Na lateral, as linhas do A6 e-Tron são minimalistas, com destaque para a parte inferior das portas e acima das caixas de roda.

As maçanetas são embutidas na carroceria, a exemplo do novo A5. Por conta do foco em aerodinâmica, o novo A6 traz carroceria em estilo mais cupê, que lembra os modelos EQ da Mercedes-Benz.
Por isso, a Audi adicionou o sobrenome “Sportback” ao seu modelo. Na Europa, o novo A6 e-Tron conta também com opção perua (Avant), que não será vendida no Brasil.
Na traseira, as lanternas de OLED são interligadas e trazem diferentes opções de assinatura visual. A tampa do porta-malas abre junto com o vidro traseiro, como em um cupê.
Outro detalhe inusitado é o logotipo da Audi, que é iluminado junto com as luzes traseiras. Visualmente, o conjunto é bem moderno.

Experiência a bordo – Sofisticação em todos os cantos
Dentro, o novo A6 Sportback e-Tron adota o moderno layout que tem sido padrão nos lançamentos mais recentes da marca alemã, igual ao do SUV Q6 e-Tron.
O destaque interno fica para o conjunto de três telas: a central multimídia de 14,5 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e o painel digital de 11,9 polegadas para o motorista.
Ainda há um terceiro display de 10,9 polegadas voltado ao passageiro da frente. Todas utilizam tecnologia OLED, com boa definição e operação intuitiva.
Um ponto prático é o botão físico de liga/desliga para o sistema de som premium, contrastando com o volante de comandos táteis, que podem causar eventuais toques acidentais.

No acabamento, predominam materiais emborrachados e apliques em Black Piano, com bons encaixes gerais, embora a geração anterior transmitisse uma sensação de maior refinamento.
Apesar das grandes dimensões do A6 Sportback e-Tron, o espaço traseiro poderia ser melhor, se a altura do teto não fosse reduzida pelas características da carroceria Sportback e o piso não fosse muito elevado devido à colocação da bateria, limitando o conforto de pessoas mais altas.
O porta-malas leva 502 litros, complementados por um pequeno compartimento dianteiro de 27 litros sob o capô, chamado de “Frunk”.
Dentre os itens de conforto, o novo A6 Sportback e-Tron Performance Black traz teto panorâmico com tecnologia Smart Glass, que escurece ou clareia sem necessidade de cortina interna, som premium Bang & Olufsen 3D e sistema com integração ao Chat GPT, ar-condicionado digital de três zonas, bancos dianteiros esportivos com aquecimento, ajuste lombar e de memória para o do motorista, chave presencial, iluminação ambiente, porta-malas com acionamento elétrico, projeção do logotipo nos retrovisores, lavadores de faróis, luzes full-led Matrix, “head-up display” com realidade aumentada e câmeras de 360 graus.

Em relação à segurança, o novo A6 e-Tron traz de série nove airbags (dianteiros, laterais dianteiros e traseiros e de cortina), assistente de desvio e conversão, controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa com assistente de emergência e sistema de frenagem autônoma, Park Assist Plus com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de troca de faixa (Side Assist), alerta de tráfego reverso, “exit warning” e assistente de conversão em marcha ré.
O A6 Sportback e-Tron faz parte da nova fase de renovação da marca alemã. Com visual voltado para aerodinâmica e eficiência, o modelo aposta em um design mais ousado do que o tradicional dos sedãs da Audi.
A lista de equipamentos é bem recheada, oferecendo o que há de mais moderno na montadora de Ingolstadt.
Apesar de o segmento de sedãs grandes viver retração no Brasil, o A6 Sportback e-Tron pode atrair consumidores que buscam um modelo sofisticado com proposta diferente dos SUVs elétricos.

Com isso, o novo sedã elétrico pode se tornar uma alternativa ao Mercedes EQE e aos SUVs elétricos de luxo, como o BMW iX e o Audi Q6 e-Tron.
Impressões ao dirigir – Diversão eletrizante
São Paulo-Vinhedo/SP – O percurso de avaliação do novo Audi A6 Sportback e-Tron foi feito entre a capital São Paulo e Vinhedo, em um trajeto que mesclou trechos de rodovia expressa com estradas locais de traçado sinuoso.
Com baterias de íons de lítio e motor elétrico traseiro de 367 cavalos de potência e 59,1 kgfm de torque, o sedã mostrou respostas imediatas e um equilíbrio dinâmico que transmite segurança ao motorista.

Mesmo sem a proposta de ser um modelo esportivo, o A6 e-Tron é um carro divertido graças à tração traseira e ao torque disponível já nos primeiros giros.
Essa configuração, inédita para a marca no Brasil, torna a condução mais envolvente. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 5,4 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 210 km/h, limitada eletronicamente.
Na condução, a dinâmica se mostra bem acertada, e a tração traseira adiciona um toque de esportividade.
O preço do A6 e-Tron acompanha o patamar do Mercedes-Benz EQE Sedan, que deve ser o principal concorrente do elétrico da Audi no Brasil.

Porém, na prática e desde já, o representante da Audi leva vantagem em desempenho e autonomia: são 122 cavalos a mais e alcance de 445 quilômetros ante 369 quilômetros do modelo da Mercedes.
O A6 e-Tron é o segundo carro da Audi no Brasil construído sobre a Plataforma Elétrica Premium (PPE), a mesma utilizada pelo Q6 e-Tron.
Com 4,92 metros de comprimento, 1,48 metros de altura, 2,13 metros de largura e 2,94 metros de entre-eixos, o A6 Sportback e-Tron se posiciona no mesmo nível de rivais como o Mercedes EQE e o BMW i5, no segmento de sedãs médios-grandes elétricos.
A direção com assistência elétrica do A6 e-Tron oferece respostas diretas, sendo leve em manobras e mais firme quando a velocidade cresce. A suspensão filtra bem os impactos e as imperfeições da pista, apesar de ser baixa.

As rodas de 21 polegadas exigem cuidado extra em vias com pavimentação ruim por conta dos pneus de perfil baixo. A experiência de dirigir o elétrico da Audi é muito agradável, apesar das grandes dimensões e da atenção necessária ao passar em trajetos mais complicados.
Para quem busca eficiência, o carro oferece ainda “paddles shifters” atrás do volante, que regulam o nível de regeneração de energia nas desacelerações.
A autonomia declarada no ciclo do Inmetro é de 445 quilômetros, mas a Audi afirma que, em condições ideais, é possível superar 600 quilômetros com uma única carga.
Esse alcance permite trajetos longos, como do Rio de Janeiro (RJ) a São Paulo (SP) sem recarregar o veículo. Outro ponto positivo é a capacidade de recarga: em estações ultrarrápidas de até 210 kW, a bateria recarrega de 10% a 80% em 21 minutos, recuperando cerca de 310 quilômetros em apenas dez minutos conectado.
A posição de dirigir é baixa e bem ajustada, com bancos que oferecem bom apoio e bastante conforto, além de ajustes elétricos tanto para o do motorista quanto para o do passageiro da frente.
Um detalhe que chama atenção são os retrovisores digitais, oferecidos como opcional a R$ 20 mil. Em vez dos espelhos tradicionais, o A6 utiliza câmeras que projetam as imagens em telas instaladas nas portas.
O recurso exige um certo período de adaptação, pois a leitura das imagens não é tão intuitiva e prática, embora tenha evoluído em relação à primeira geração dos retrovisores digitais, que estreou no Q8 e-Tron.
Para quem prefere o formato convencional, a versão com espelhos tradicionais continua atendendo bem, e ainda evita um custo extra.
Ficha técnica – Audi A6 e-Tron Performance Black
Motor: elétrico, síncrono traseiro (PMSM)
Potência: 367 cv
Torque: 59,1 kgfm
Autonomia: 445 km (PBEV-Inmetro)
Câmbio: automático, uma marcha
Tração: traseira
Velocidade máxima: 210 km/h (limitada eletronicamente)
Aceleração: zero a 100 km/h em 5,4 segundos
Direção: assistência elétrica
Carroceria: sedã grande
Dimensões: 4,93 metros de comprimento, 1,92 metro de largura, 1,47 metro de altura, 2,94 metros de entre-eixos
Porta-malas: 502 litros
Freios: discos ventilados nas quatro rodas
Suspensão: dianteira, independente, tipo MacPherson, traseira, multilink
Rodas: 21 polegadas
Peso em ordem de marcha: 2.175 kg
Preço: R$ 649.990
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias