
Depois de pouco mais de um ano do lançamento, o Renault Kardian já apresenta novidades, com destaque para a nova versão Iconic, cores externas renovadas – em especial a Azul Iron –, conectividade com o sistema My Renault e interior quase todo repaginado.
O Kardian foi o primeiro modelo produzido no Brasil – no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR) – com a nova identidade visual da Renault.
Na linha 2026, o SUV compacto passa a ser oferecido nas configurações Authentic, Evolution, Techno e Iconic, todas equipadas com o motor turbo TCe de 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, associados ao câmbio automático de dupla embreagem ou à transmissão manual, ambos com 6 marchas.
Uma das grandes novidades do Kardian está no interior, com o quadro de instrumentos de 10 polegadas e alta resolução na “top” Iconic e o sistema OpenR Link de 10 polegadas disponível de série na Techno e na Iconic e como opcional na Evolution.
Veja também

O novo sistema traz navegabilidade similar à de dos smartphones, tela inicial com “widgets” customizáveis, telefone e áudio e central de notificações, com acesso rápido a alertas e personalizações.
O Kardian 2026 inaugura novas soluções conectadas ao My Renault. De acordo com a marca francesa, a tecnologia abre uma gama de serviços adicionais, como monitoramento do veículo contra intrusos e furto ou roubo e manutenção conectada.
Desenvolvido pele equipe de engenheiros da Renault do Brasil, o sistema de rastreamento do veículo permite monitoramento em caso de furto ou roubo.
O serviço é acionado pelo motorista, enquanto o rastreamento é feito pela Renault, que acompanha o processo e dá suporte à polícia na recuperação do carro.

No quesito segurança do veículo, o Kardian passa a oferecer assistência à condução em todas as configurações, incluindo sistema de frenagem e controle adaptativo de velocidade (ACC).
A arquitetura da Renault Group Modular Platform permite ao Kardian oferecer avançados dispositivos de assistência ao motorista, agregando 13 tecnologias avançadas (ADAS) com duas novas funcionalidades: farol alto inteligente e sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas.
A linha 2026 do Kardian parte da Autentic, com preço de R$ 119.990, trazendo de série seis airbags (frontal, lateral e de cortina), controlador e limitador de velocidade, assistente de partida, sensores de estacionamento traseiro, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, novo cluster digital de 7 polegadas, ar-condicionado digital com função auto, retrovisores externos com ajuste elétrico, faróis e assinatura luminosa em leds, barras de teto funcionais e modulares em preto, rodas de 16 polegadas, aerofólio traseiro, start&stop, volante com ajustes de altura e profundidade, vidro do motorista com função “one touch” e vidros elétricos dos passageiros.
Com preço de R$ 124.690, a Evolution adiciona protetor de cárter, cobertura do porta-malas, iluminação no porta-luvas e transmissão EDC de 6 marchas.

A Techno, com preço de R$ 139.290, incorpora controle de velocidade adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência para veículos, pedestres e ciclistas, alerta de colisão frontal, freio de estacionamento eletrônico, console elevado com apoio de braço, painéis e volante com acabamento em revestimento premium, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas, chave presencial do tipo cartão e acesso “hands-free”, partida remota do motor, saídas USB-C para o banco traseiro, carregador de smartphone por indução, central OpenR Link, seis alto-falantes, vidros dos passageiros com função “one touch” e câmera de ré.
Já a “top” Iconic, a R$ 149.990, acrescenta à Techno câmera Multiview, alertas de ponto cego e de distância segura, acendimento automático dos faróis altos, sensores de estacionamento frontais, faróis de neblina em leds, sensor crepuscular, modos de condução “Normal”, “Eco” e “Sport”, Ambient Lighting (iluminação dinâmica e personalizável no interior), teto biton Preto Nacré ou Prata Étoile, badge lateral “Iconic” e grade frontal em preto brilhante.
Com R$ 3.590 a mais, a topo de linha pode ter o Pack Connect Iconic, com serviços conectados, revestimento premium e antena tipo barbatana de tubarão.

Experiência a bordo – Sempre alerta
O Kardian 2026 ganhou interior quase todo novo, pelo menos, na topo de linha Iconic, conectado e de fácil manuseio pelo novo sistema OpenR Link, que traz espelhamento Wireless com Apple CarPlay e Android Auto, comandos por voz e possibilidade de conexão com um segundo dispositivo via Bluetooth, tudo com mais interatividade.
O motorista pode personalizar os “widgets” com toques prolongados escolhendo quais informações deseja exibir. O novo sistema traz mais memória e resolução de tela e área visível maior, permitindo operação mais fluída e rápida.
A experiência sonora tem tecnologias habitualmente encontradas em sistemas de áudio de modelos premium.
A nova central abre acesso às configurações do veículo, aos ajustes de operação dos ADAS e à escolha entre três tons do sistema Ambient Lighting, composto dos leds nas portas e luzes do quadro de instrumentos e multimídia. Muito tecnológico!

O OpenR Link oferece ainda acesso ao sistema Multiview com quatro câmeras, com guias dinâmicas nas imagens (dianteira, traseira e laterais) e função auto zoom, fazendo rebatimento digital da câmera para baixo e, por consequência, tornando as manobras de estacionamento mais tranquilas.
O quadro de instrumentos de 10 polegadas em leds, disponível apenas na versão topo de linha do Kardian, tem interface totalmente nova, com o modo de visualização “Classic” dando destaque ao conta-giros e ao velocímetro digital em formato circular e o “Minimal”, com layout minimalista e elegante, “entrando” no sistema ADAS, com acesso visual à operação dos sistemas avançados de segurança do carro.
Uma “brincadeira” divertida e interativa entre o motorista e o veículo, enquanto o Google Maps corrige quase instantaneamente os eventuais erros de rota.
Impressões ao dirigir – Brincadeira segura
São Paulo-Itu/SP – O roteiro do teste-drive com a nova versão Iconic do Renault Kardian não poderia ser mais feliz para quem curte arte e um carro muito bom, agradável e seguro de ser dirigido.

O percurso escolhido abrangeu ida e volta de São Paulo ao Museu FAMA, em Itu, no qual o artista Eduardo Kobra – autor de incontáveis painéis ao ar livre nas principais metrópoles do planeta – tem um de seus ateliês.
Foram mais de 200 quilômetros percorridos no teste, incluindo trechos de estrada (a maior parte), urbanos e caminhos vicinais nas cercanias de Itu. A nova “top” do Kardian tem todos os conteúdos externos, internos e de mecânica incorporados à linha 2026 do SUV compacto.
Com reacelerações vigorosas, logo se percebe a vantagem do torque do motor 1.0 TCe turbo, de até 22,4 kgfm.
Desenvolvido em conjunto com a Daimler e construído pela Horse Powertrain, parceira da Renault, o propulsor turbo de até 125 cavalos é um dos trunfos do Kardian.

O conforto na condução é outro ponto a favor, em todas as situações de trânsito. Isso vem do trabalho bem sincronizado entre o motor turbo e a transmissão automática de dupla embreagem EDC (Efficient Dual Clutch) de 6 velocidades – trocando em miúdos, quando uma marcha está acionada, a seguinte já fica pré-engatada.
O sistema agiliza a troca de marchas sem interrupção no torque justamente pelo trabalho simultâneo da dupla embreagem.
Isso é sentido a todo o momento à direção do Kardian, que tem força de sobra para ultrapassagens seguras em via de mão dupla e freadas fortes em eventuais barbeiragens do pessoal à frente (sentidas algumas vezes no teste), aliado ao bom trabalho do sistema suspensivo do carro, com pouquíssima rolagem de carroceria.

O Kardian é inegavelmente um carro bonito, com linhas bem concebidas e realçadas pela nova e vistosa cor Azul Iron, despertando interesse por anda passa.
Com isso tudo, o Kardain se afasta favoravelmente dos modelos conservadores e um tanto “caretas” da montadora francesa.
E a Renault acertou em cheio no segundo ano de estrada do Kardian, dando a oportunidade para que o motorista possa interagir sempre com o carro graças aos novos dispositivos de conexão incorporados na linha 2026.

Ficha técnica – Renault Kardian Iconic
Motor: turbo, 3 cilindros em linha, 999 cm3, 12 válvulas, Injeção Direta Central (GDI), flex
Potência: 125 cv (E), 120 cv (G) a 5 mil rpm
Torque: 22,4 kgfm a 2.250 rpm (E), 20,4 kgfm a 2 mil rpm (G)
Câmbio: automático EDC, 6 marchas com “paddles shifters”
Tração: dianteira
Direção: assistência elétrica
Freios: discos ventilados na frente, tambor atrás
Suspensão: dianteira, tipo MacPherson, rodas independentes, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais, barra estabilizadora, braços oscilantes inferiores, traseira, eixo de torção, barras estabilizadoras, rodas semi-independentes, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais
Carroceria: SUV compacto, 5 lugares
Dimensões: 4,11 metros de comprimento, 1,72 metro de largura (sem os retrovisores), 1,54 metro de altura (sem as barras), 2,60 metros de entre-eixos
Ângulo de entrada: 20 graus
Ângulo de saída: 36 graus
Altura em relação ao solo: 20,9 centímetros
Porta-malas: 358 litros
Peso em ordem de marcha: 1.184 kg
Preço: R$ 149.990
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias