
A fabricante Entegra Coach, uma das marcas do grupo Thor Industries, anunciou o Embark EREV, o primeiro motorhome Classe A elétrico com extensor de autonomia a combustão.
O modelo representa um marco na evolução da eletrificação em veículos recreativos de grande porte e estará disponível apenas para locação a partir de 2026.
O Embark é classificado como um RV Classe A, ou seja, os maiores e mais imponentes — aqueles que se parecem com ônibus e oferecem estrutura completa para longas viagens.
O novo modelo é o primeiro da categoria a adotar um sistema EREV (veículo elétrico de alcance estendido), onde o motor a gasolina serve apenas para gerar eletricidade, alimentando as baterias quando necessário.
Veja também
Com uma bateria de 140 kWh e arquitetura de 800 volts, o Embark oferece 105 milhas (cerca de 170 km) de autonomia elétrica pura.
Quando o gerador a gasolina entra em ação, o alcance total sobe para impressionantes 450 milhas (aproximadamente 725 km).
O modelo também aceita recarga rápida via DC e pode ser conectado em residências ou campings.
Um detalhe interessante é que, além de mover o veículo, o sistema elétrico também pode funcionar como fonte de energia externa, servindo como gerador portátil para casas ou equipamentos em campo.
Ideal para quem busca uma estrutura autônoma e funcional durante acampamentos prolongados.
Apesar da proposta inovadora, a Entegra ainda não revelou o preço do modelo — o que levanta suspeitas sobre um valor elevado.
Motorhomes Classe A geralmente ultrapassam a casa dos seis dígitos em dólares, e a complexidade do sistema elétrico deve inflacionar ainda mais o valor.
Talvez por isso, a marca tenha decidido inicialmente oferecer o Embark apenas como veículo de aluguel, por meio da empresa THL, especializada em locação de veículos recreativos.
Segundo a Thor, a ideia é usar o feedback dos primeiros usuários para ajustar o produto antes de um possível lançamento para venda.
“O Embark estará disponível comercialmente em 2026. Os consumidores poderão alugá-lo pela THL, e esse uso servirá como base para melhorias contínuas no projeto ao longo do ano”, disse a empresa em comunicado.
O chassi elétrico foi desenvolvido pela Harbinger Motors, empresa que já atua no segmento de caminhões médios elétricos e híbridos. O Embark parece ser a evolução de um conceito apresentado anteriormente pela Thor, também com motorização híbrida plug-in.
A proposta é ousada, especialmente num mercado conservador como o de motorhomes, onde o som do motor e a autonomia sempre foram parte da experiência.
Agora resta saber se o consumidor está pronto para pilotar uma “casa sobre rodas” elétrica — que ainda precisa de gasolina para ir longe.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias