A General Motors suspendeu a produção do Onix e do Onix Plus por cerca de um mês na fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Já em vigor, a paralisação vai do dia 16 de setembro e vai até 11 de outubro.
A linha de montagem será atualizada nesse período para produção de um novo modelo, que será um SUV baseado no Onix, um rival dos Renault Kardian e Fiat Pulse, por exemplo.
Com R$ 1,2 bilhão a serem investidos entre 2024 e 2026, a planta gaúcha prepara este produto para entrar em produção no próximo ano e com a suspensão, as vendas de Onix e Onix Plus devem ser impactadas brevemente.
O presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, comentou anteriormente sobre o novo produto, que está fazendo a planta de Gravataí passar por mudanças significativas para produzir este novo carro.
Chamorro disse ao site Automotive Business: “Este novo carro será lançado em 2026 no Brasil e posteriormente exportado para a região, com o propósito de ampliar a linha Chevrolet”.
O executivo completou: “A escolha de Gravataí é estratégica por ser uma fábrica preparada para a produção em alto volume e reforça o nosso compromisso com o estado do Rio Grande do Sul.”
De fato, a planta do Rio Grande do Sul tem capacidade para 380.000 carros por ano, um volume considerado elevado e apenas dois modelos são feitos lá. Com 4,7 milhões de carros feitos desde 2000, a instalação já produziu ainda os modelos Celta e Prisma.
O novo modelo será um SUV compacto com algo em torno de 4,10 m de comprimento e pelo menos 2,53 m de entre eixos, tendo ainda uma carroceria mais volumosa que a do Onix para ser opção familiar, inclusive com bagageiro bem maior que a do hatch.
Com motor 1.0 Turbo SIDI, o SUV derivado do Onix terá em torno de 120 cavalos e câmbio automático de seis marchas, apresentando possivelmente uma suspensão mais elevada e espaço interno condizente.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!