Produção no Brasil cai por conta das chuvas no RS

gm gravatai 1 1
gm gravatai 1 1

O impacto econômico provocado pelas chuvas que geraram a maior tragédia da história do Rio Grande do Sul afetou diversos setores do país e um deles foi o automotivo, mas não só aqui, também na Argentina.

Na produção nacional, segundo a Anfavea, as enchentes no Rio Grande do Sul, somadas à greve na Renault, derrubaram a produção nacional em 28 mil veículos, que não deverão ser repostos em 2024.

Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, disse ao site Auto Data que o que aconteceu no RS foi uma “tragédia, calamidade e o aspecto humanitário tem que ser colocado à frente das questões de mercado”.

Ainda assim, relacionado direto com a crise no RS, a GM perdeu menos que a Renault, que deixou de produzir 15 mil carros por conta de uma greve. Todavia, o Estado é responsável pelo fornecimento de peças para vários fabricantes no país e exterior.

Leite disse: “É falta de competitividade na veia. Essas paralisações, segundo nossas contas, retiraram 28 mil veículos das linhas de montagem no mês passado. É custo-Brasil”.

O Brasil produziu 166,7 mil veículos em maio, sendo um resultado, 26,8% inferior ao do mesmo mês de 2023 e 24,9% abaixo do registrado em abril.

Segundo a Anfavea, o saldo acumulado de janeiro a maio ficou 1,7% abaixo ao do mesmo período de 2023, com 926,8 mil veículos produzidos em fábricas brasileiras. O segmento de automóveis e comerciais leves puxou o resultado para baixo, com produção 3,6% menor, ou 862,7 mil unidades.

Outra preocupação da Anfavea em relação à produção é o aumento das importações, especialmente de carros chineses, que entram em grandes volumes desde janeiro, principalmente das marcas BYD e GWM, sendo as que mais vendem aqui.

De 159,3 mil que entraram até maio, em alta de 38%, a China representou 82% do crescimento dos importados com 35,7 mil unidades que desembarcaram do gigante asiático, subindo 510% em relação ao mesmo período do ano passado.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X