Programa Mover do governo terá novas regras anunciadas em breve

jeep commander fabrica
jeep commander fabrica

O governo federal deverá anunciar, nas próximas semanas, novas regras relacionadas com o programa Mover ou Mobilidade Verde que, segundo alguns fabricantes, trouxe segurança jurídica para suas operações no Brasil.

Com previsão de R$ 19 bilhões em incentivos fiscais para promover a eletrificação e ampliação da eficiência energética no mercado automotivo, o Mover tem no chamado “IPI Verde”, um componente importante nessa política.

Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, comentou sobre as novas regras do Mover.

Moreira disse: “Nosso objetivo é nas próximas semanas, logo após o Carnaval, divulgar as portarias regulamentando alguns artigos, dentre eles o IPI verde, que define os porcentuais de eficiência energética, reciclabilidade, eficiência tecnológica propulsora e potência de motor”.

Este último é bem interessante, uma vez que a política de IPI para o setor automotivo há anos é baseada na cilindrada do motor e não na potência, permitindo assim que carros 1.0 turbo de até 130 cavalos recolham o mesmo que um 1.0 de 68 cavalos.

O governo deve ainda revelar outros pontos do programa, como percentuais mínimos e máximos de investimento em pesquisa e desenvolvimento, bem como detalhes do crédito financeiro às empresas que estão investindo no Brasil.

A pasta irá também comentar sobre o artigo 20, que estabelece portaria do FNDI, Fundo Nacional do Desenvolvimento Industrial e Tecnológico, para o tema. Trata-se de detalhes que no antigo Inovar-Auto eram bem conhecidos, mas que no Rota 2030 não foram bem explicados.

Moreira pontou: “Os decretos regulamentando por portarias estão prontos, mas precisamos ainda discuti-los com a Fazenda e a Casa Civil. Precisamos consolidar tudo, bater o martelo e apresentar. Essas portarias têm que sair logo.”

Após isso, o setor não deve esperar mais alterações na política de estado para o mercado automotivo e espera-se pela rápida nacionalização de tecnologias que reduzirão consumo e emissões.

[Fonte: Auto Data]

 

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X