
Em 2027, a Dacia apresentará a quarta geração do Sandero e com ela a primeira versão elétrica do hatch compacto barato do leste europeu, que chegará para botar pressão sobre os chineses.
Com quase 310 mil unidades vendidas em 2024, o Sandero se tornou o best-seller da Dacia e um dos carros mais vendidos da Europa, assumindo inclusive a liderança em emplacamentos, que “sempre” ficou nas mãos do VW Golf.
O hatch compacto da marca romena terá em torno de 4,15 m de comprimento e, como já é bem largo, deve manter sua oferta generosa de espaço interno e porta-malas grande.
Todavia, sobre a plataforma CMF-B modificada para Amp-R EV, o Dacia Sandero será o primeiro modelo nativo da marca com propulsão elétrica, lembrando que o Spring é um Renault Kwid elétrico feito na China.
Com produção no Marrocos, o Novo Sandero se apresentará de duas formas, tanto como hatch e um mais próximo de um crossover, segundo a revista francesa Auto Plus, que fez essa projeção do modelo da Dacia.
Eles falam que o Novo Sandero terá uma estética separada do hatch atual e que será um modelo único, com ênfase na eletrificação.
Os franceses falam ainda que não haverá um modelo Stepway, já que se trata de um crossover compacto e não um hatch aventureiro, separando-se do Sandero definitivamente.
Com linhas mais sofisticadas, o Novo Sandero deverá ter um teto ligeiramente inclinado e uma frente mais volumosa e robusta, bem como um conjunto ótico posicionado mais abaixo, dando destaque para as luzes diurnas envolventes.
No Dacia Stepway, que será um modelo diferente, como já citado, esse conjunto de luzes de condução diurna será mais volumoso para parecer os faróis principais, porém, estes ficarão na parte inferior do frontal, como no Sandero 2028.
Já na parte mecânica, motores turbinados a gasolina e GLP, bem como uma versão elétrica com baixa potência e bateria pequena são esperados.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!