
Os chineses já pensam em um novo Santana, que chegaria com uma proposta ousada, fundindo a robustez de um veículo off-road com traços que remetem ao clássico que encantou gerações.
Nessa projeção, sua estrutura é baseada em um chassi pensado para enfrentar terrenos desafiadores, evidenciando linhas horizontais e verticais que mantêm viva a estética imponente do Santana original.
O design retrô se destaca logo na parte frontal, onde faróis de LED quadrados se harmonizam com uma grade de entrada de ar horizontal, um visual que é puro charme moderno aliado à tradição.

Para complementar, o logotipo luminoso da VW reforça a identidade da marca, enquanto o para-choque dianteiro, feito em aço ao invés de plástico, presta uma homenagem sincera à primeira geração, demonstrando que a robustez é uma característica inegociável.
A distância ao solo ultraelevada, as linhas marcantes da carroceria e o pneu sobressalente de tamanho convencional formam um conjunto que torna o novo Santana mais resistente do que muitos SUVs robustos de hoje.

Conhecido como o “primeiro veículo off-road hardcore da Volkswagen” na China, ele marcou sua presença na Shanghai Volkswagen com o apelido carinhoso de “Poussin”.
Curiosamente, o protótipo do Santana tem raízes no Passat de segunda geração lançado na Europa, mas a Shanghai Volkswagen adaptou o modelo para o mercado chinês, oferecendo versões sedan e travel, resgatando a tradição do nome que se originou no Brasil.

A história do Santana é rica e emblemática na China. Em 1983, o primeiro sedã Santana foi produzido em Anting, Xangai, inaugurando um legado que se estenderia por quase três décadas.
Em 1991, a colaboração entre Shanghai Volkswagen, VW da Alemanha e VW do Brasil resultou no Santana 2000, pioneiro com maior distância entre eixos no mercado chinês, um diferencial de 108 mm a mais que sua versão brasileira.

Ao longo dos anos 1980 e 1990, o Santana Classic e o Santana 2000 conquistaram o mercado nacional, vendendo mais de 700 mil unidades até 2000, e, posteriormente, o Santana 2000 ultrapassou 770 mil unidades, sendo sucedido pelo Santana 3000 e, depois, pelo Santana Zhijun.
Quando o Santana Classic foi descontinuado, após vender mais de 1,94 milhão de unidades, a Shanghai Volkswagen lançou o novo Santana, uma reinterpretação que, além do nome, rompe com o legado anterior.

Baseado na plataforma do Polo e rebaixado de um carro médio para compacto, o novo Santana foi comercializado por 10 anos, encerrando sua trajetória em 2023, sem um sucessor imediato para a série clássica.

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