Projeção: Chineses já pensam em um novo Volkswagen Santana como um SUV baseado no Scout

vw santana suv 2
vw santana suv 2

Os chineses já pensam em um novo Santana, que chegaria com uma proposta ousada, fundindo a robustez de um veículo off-road com traços que remetem ao clássico que encantou gerações.

Nessa projeção , sua estrutura é baseada em um chassi pensado para enfrentar terrenos desafiadores, evidenciando linhas horizontais e verticais que mantêm viva a estética imponente do Santana original.

O design retrô se destaca logo na parte frontal, onde faróis de LED quadrados se harmonizam com uma grade de entrada de ar horizontal, um visual que é puro charme moderno aliado à tradição.

vw santana suv 1
vw santana suv 1

Para complementar, o logotipo luminoso da VW reforça a identidade da marca, enquanto o para-choque dianteiro, feito em aço ao invés de plástico, presta uma homenagem sincera à primeira geração, demonstrando que a robustez é uma característica inegociável.

A distância ao solo ultraelevada, as linhas marcantes da carroceria e o pneu sobressalente de tamanho convencional formam um conjunto que torna o novo Santana mais resistente do que muitos SUVs robustos de hoje.

vw santana 2012 china 1
vw santana 2012 china 1

Conhecido como o “primeiro veículo off-road hardcore da Volkswagen” na China, ele marcou sua presença na Shanghai Volkswagen com o apelido carinhoso de “Poussin”.

Curiosamente, o protótipo do Santana tem raízes no Passat de segunda geração lançado na Europa, mas a Shanghai Volkswagen adaptou o modelo para o mercado chinês, oferecendo versões sedan e travel, resgatando a tradição do nome que se originou no Brasil.

volkswagen santana vista
volkswagen santana vista

A história do Santana é rica e emblemática na China. Em 1983, o primeiro sedã Santana foi produzido em Anting, Xangai, inaugurando um legado que se estenderia por quase três décadas.

Em 1991, a colaboração entre Shanghai Volkswagen, VW da Alemanha e VW do Brasil resultou no Santana 2000, pioneiro com maior distância entre eixos no mercado chinês, um diferencial de 108 mm a mais que sua versão brasileira.

saic volkswagen santana 2020
saic volkswagen santana 2020

Ao longo dos anos 1980 e 1990, o Santana Classic e o Santana 2000 conquistaram o mercado nacional, vendendo mais de 700 mil unidades até 2000, e, posteriormente, o Santana 2000 ultrapassou 770 mil unidades, sendo sucedido pelo Santana 3000 e, depois, pelo Santana Zhijun.

Quando o Santana Classic foi descontinuado, após vender mais de 1,94 milhão de unidades, a Shanghai Volkswagen lançou o novo Santana, uma reinterpretação que, além do nome, rompe com o legado anterior.

santana 16
santana 16

Baseado na plataforma do Polo e rebaixado de um carro médio para compacto, o novo Santana foi comercializado por 10 anos, encerrando sua trajetória em 2023, sem um sucessor imediato para a série clássica.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X