Projeção: Como seria a Volkswagen Saveiro com a cara do Tera? Picape leve aguarda sucessora paranaense

saveiro tera 1
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A Volkswagen Saveiro é o segundo comercial leve mais vendido do país e está no mercado há muitos anos, desde 2009, quando, na versão G5, se tornou a terceira geração do produto de fato.

Então, com 16 anos de mercado, é o carro mais antigo atualmente no portfólio de uma marca tradicional no país, mas para 2026, se espera a chegada de uma nova picape para sucedê-la.

Mas, e se isso não acontecesse? Afinal, só a Fiat Strada, da primeira geração, durou 22 anos no mercado brasileiro… Exportando o visual do Tera, Kleber Silva, do @kdesignag , recriou a picape da VW.

saveiro tera 2
saveiro tera 2

Com a frente do Tera e outros elementos do SUV compacto da VW transplantados na carroceria da Saveiro, temos uma imagem de como seria a atual picape com mais alguns anos pela frente, usando a aparência da novidade da marca, tanto na versão cabine dupla de duas portas e simples.

Todavia, o Tera surge como uma nova proposta de carro da marca e com design inédito, contribuindo assim para uma família, sendo que o derivado provável nesse caso é a nova picape que será feita no Paraná.

saveiro tera 3
saveiro tera 3

Chamada de Udara, provisoriamente, a nova picape da Volkswagen será fabricada em São José dos Pinhais-PR, com plataforma compartilhada com o T-Cross, mas com suspensão traseira por eixo rígido e feixe de molas.

Trata-se de uma característica para brigar com a Fiat Strada atual, ainda que seu porte aparentemente seja maior. Com uma caçamba de carga que deve ganhar em volume, subindo pouco a capacidade de carga.

saveiro tera 4
saveiro tera 4

Com tais elementos, que incluem uma cabine dupla com quatro portas, a próxima picape da VW pode utilizar a estrutura superior do Tera, com o entre eixos mais longo e algumas mudanças visuais.

Isso permite à VW economizar custos no processo de desenvolvimento, criando na prática um Tera picape, incorporando portas, colunas A e B, painel, bancos, assoalho da cabine, frente, laterais até a coluna B, entre outros.

Na mecânica, deve sair o 1.6 MSI em substituição pelo 1.0 TSI com até 116 cavalos, enquanto a Extreme poderia dispor do 1.0 TSI com até 128 cavalos para enfrentar as versões mais caras da Strada.

 



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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X