
A Volkswagen Saveiro é o segundo comercial leve mais vendido do país e está no mercado há muitos anos, desde 2009, quando, na versão G5, se tornou a terceira geração do produto de fato.
Então, com 16 anos de mercado, é o carro mais antigo atualmente no portfólio de uma marca tradicional no país, mas para 2026, se espera a chegada de uma nova picape para sucedê-la.
Mas, e se isso não acontecesse? Afinal, só a Fiat Strada, da primeira geração, durou 22 anos no mercado brasileiro… Exportando o visual do Tera, Kleber Silva, do @kdesignag, recriou a picape da VW.
Com a frente do Tera e outros elementos do SUV compacto da VW transplantados na carroceria da Saveiro, temos uma imagem de como seria a atual picape com mais alguns anos pela frente, usando a aparência da novidade da marca, tanto na versão cabine dupla de duas portas e simples.
Todavia, o Tera surge como uma nova proposta de carro da marca e com design inédito, contribuindo assim para uma família, sendo que o derivado provável nesse caso é a nova picape que será feita no Paraná.
Chamada de Udara, provisoriamente, a nova picape da Volkswagen será fabricada em São José dos Pinhais-PR, com plataforma compartilhada com o T-Cross, mas com suspensão traseira por eixo rígido e feixe de molas.
Trata-se de uma característica para brigar com a Fiat Strada atual, ainda que seu porte aparentemente seja maior. Com uma caçamba de carga que deve ganhar em volume, subindo pouco a capacidade de carga.
Com tais elementos, que incluem uma cabine dupla com quatro portas, a próxima picape da VW pode utilizar a estrutura superior do Tera, com o entre eixos mais longo e algumas mudanças visuais.
Isso permite à VW economizar custos no processo de desenvolvimento, criando na prática um Tera picape, incorporando portas, colunas A e B, painel, bancos, assoalho da cabine, frente, laterais até a coluna B, entre outros.
Na mecânica, deve sair o 1.6 MSI em substituição pelo 1.0 TSI com até 116 cavalos, enquanto a Extreme poderia dispor do 1.0 TSI com até 128 cavalos para enfrentar as versões mais caras da Strada.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!