Projeção: Indianos imaginam o futuro SUV subcompacto da Volkswagen

Volkswagen Compact SUV

O Skoda Kylaq mostrou como o grupo Volkswagen pensa em atuar na Índia, com pequenos SUVs de menos de 4,00 m de comprimento para atender a legislação nacional, que garante obtenção de maior desconto na tributação local.

Mas, a marca tcheca não estará sozinha, já que um equivalente da Volkswagen aparecerá na Índia somente em 2026, sendo irmão do Kylaq e atuando no mesmo segmento, de modo que terá menos de 4,00 m de comprimento.

Segundo o site Autocar Índia , o projeto de um equivalente VW do Kylaq custará € 25 milhões ou cerca de R$ 153,9 milhões. Pelo montante, já se percebe que não haverá nada parecido com o VW A0 SUV que a marca promove aqui no Brasil.

skoda kylaq 3

Para termos uma ideia, a Volkswagen gastou € 75 milhões para desenvolver o Ameo, porém, o Polo de quinta geração ficou tão estranho, que os indianos não compraram a ideia e apenas 32 mil unidades foram vendidas em quatro anos.

Basicamente o novo projeto se trata do Kylaq com layout Volkswagen, mais ou menos parecido com o que Renault e Nissan fizeram por lá também. A motorização do Skoda será compartilhada pelo VW e outros elementos também serão comuns.

Como um SUV, o projeto da VW agora tende a ser mais rentável que o antigo Ameo, já que não se trata de uma adaptação, encurtando um Polo Sedan para medir menos de 4,00 m de comprimento.

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Para o projeto do Kylaq, a Skoda investiu € 250 milhões no que chamou de “Índia 2.5”, com uso de motores 1.0 TSI de 115 cavalos e possivelmente um motor 1.2 litro, já que o 1.5 litro desqualifica o Skoda para o máximo em benefícios fiscais.

Todavia, no caso do futuro VW subcompacto, uma versão “1.5 GT” deverá surgir e acreditamos que não será um 1.5 MSI e sim 1.5 TSI, com pelo menos 150 cavalos ou mais de potência, para clientes que não ligam em pagar mais por performance.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X