
Poucos recordarão que um dia a Kia teve um jipinho 4×4 e ele era conhecido como Retona, mas havia um equivalente que o brasileiro comprou, sendo esse o Asia Rocsta, da marca que acabou encampada pela Kia algum tempo depois.
Todavia, há muito tempo a Kia não tem carros com chassi e agora surge a Kia Tasman, pronta para fornecer as barras das longarinas que um jipe 4×4 raiz precisa para enfrentar qualquer desafio.
Pensando nisso, o @theottle fez uma projeção de um novo jipe 4×4 da Kia que seria um resgate do Retona como derivado direto da Kia Tasman e com um alvo na frente.

Como já se viu, a Tasman é um meio-termo entre um Jeep Gladiator e uma picape Nissan NP300, não sendo nem equivalente a uma Toyota Hilux, por exemplo.
Assim, um jipe 4×4 derivado da Tasman seria uma alternativa bem mais barata ao Jeep Wrangler, focando assim em mercados da Ásia, África e Oceania.
O mais interessante na Tasman é que ela parece ter nascido para ter um jipe de quatro lugares e bem raiz, já que seus detalhes estéticos simplesmente se harmonizam na forma de um Retona do presente.

Com molduras pretas sobre as saias de rodas, bem como a frente volumosa com faróis verticais e lanternas compactas, o jipe da Kia visualizado por Theophilus Chin, mostra que o modelo seria bem versátil.
Tendo teto removível, o jipe da Kia pode retirar suas portas e se apresentar como um aventureiro extremo, com direito a interior lavável e painel protegido contra água.
Uma capota com vidros amplos também seria integrada, com o vidro traseiro basculante, enquanto um santantônio interno com barras de proteção anticapotamento, o jipinho seria altamente robusto.

Com motor diesel 2.2 CRDi, o jipe da Kia poderia ser produzido no Uruguai ao lado da Tasman destinada ao Brasil, compartilhando a mecânica como a Ford fez com Ranger e Troller T4.
Certamente os clientes órfãos da marca cearense e demais aventureiros ficariam felizes com uma nova opção que a Kia, até com direito à equipe no Rali dos Sertões, daria ao mercado nacional.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!