A Kia Tasman está dividindo opiniões sobre seu design atípico, que mistura elementos de um Jeep Gladiator com um toque bem retrô no capô, que lembra veículos dos anos 50, com linhas rústicas de um off roaders legítimo.
Seja como for, se a picape já lhe parece estranha, as variantes dela são mais ainda… Todavia, uma que faria todo sentido não apareceu e seria interessante em muitos lugares, entregando mais espaço interno e bagageiro.
Quem visualizou isso foi o designer Kleber Silva, que fez uma projeção da Kia Tasman SUV. O veículo, que lembra muito o Land Rover Defender 130 da atual geração, seria um verdadeiro ônibus para uma família grande e ainda com um porta-malas considerável.
Com pneus de uso misto, suspensão elevada com braço duplo na frente e eixo rígido atrás, com feixes de molas, a Kia Tasman SUV pode alistar-se em qualquer exército e também ser o veículo de apoio de muitas organizações humanitárias, ainda que a Toyota de Gibraltar seja a preferida.
Tendo espaço para três fileiras e talvez até podendo levar um nono passageiro na frente, como já vimos em propostas da VW com a Scout Terra, a Tasman SUV teria capacidade para ir a muitos lugares com sua tração nas quatro rodas.
Como se sabe, seu sistema não é o 4×4 comum e sim permanente, com variação de torque e modo de bloqueio nas quatro rodas, tal como já vimos na Volkswagen Amarok e na Ford Ranger da atual geração.
No caso da Tasman SUV, as opções de motor se resumiriam bem na oferta atual da picape, com motor 2.5 TGDI de 286 cavalos e no diesel 2.2 CRDi de 210 cavalos, que aqui já superaria tanto Chevrolet Trailblazer quanto Toyota SW4, ambas com 204 cavalos.
Tendo transmissão automática ou manual, a Tasman SUV poderia ter apenas um diferencial, além da carroceria. Na suspensão traseira, os feixes de molas poderiam ser trocados por molas helicoidais para maior conforto a bordo.
[Projeção: KDesign AG]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!