
A nova picape leve da Volkswagen está sendo moldada na Ala 17 da fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, mas o produto será de fato produzido em São José dos Pinhais-PR, onde é conhecida provisoriamente como Udara.
Desenvolvida com base no T-Cross, sugerindo sua continuidade por muito mais tempo com a plataforma MQB-A0, a Udara será uma picape cabine dupla com foco tanto em trabalho quanto em lazer, propostas que as rivais Chevrolet Montana e Renault Oroch já atendem.
No entanto, o alvo da Udara – picape imaginada aqui nessa projeção do @gessnermotors – será a Fiat Strada, que também crescerá ao herdar a base do Fiat Grande Panda nacional, convertido aqui provavelmente em um Novo Uno.
Com suspensão traseira por eixo rígido e feixes de molas parabólicas, a VW Udara terá foco no trabalho devido à robustez do conjunto traseiro e, assim como a Saveiro e a Strada atuais, também terá uma versão de cabine simples.

Mas, de onde a VW espera ganhar dinheiro é a variante de cabine dupla, que promete ser mais espaçosa que a da Saveiro e finalmente com as quatro portas merecidas, focando assim no lazer.
Tendo várias possibilidades, menos a mais óbvia por conta do eixo traseiro rígido, ou seja, tração nas quatro rodas, a Udara não terá uma opção diesel nos mercados de exportação.
O foco aqui é a hibridização leve e comum, que fará com que a Udara também enfrente uma concorrente da BYD que está sendo desenvolvida para o Brasil.
Com um sistema MHEV no novo motor 1.5 TSOevo2, que tem ciclo Miller, turbina de geometria variável e desligamento de cilindros, a Udara conseguirá competir com a Strada Hybrid, que deve aparecer em breve, mas com motor 1.0 GSE Turbo de até 130 cavalos.
Já a versão “Full Hybrid” com o mesmo motor, deve entregar 136 ou 170 cavalos combinados, sendo provavelmente o mais potente, garantindo assim mais eficiência para brigar com a chinesa.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias