Muitos não estão vendo com bons olhos os rumos de Chrysler e Dodge nos EUA, em especial o herdeiro do fundador da primeira, mas a Stellantis diz que está comprometida com as duas tradicionais bandeiras americanas.
Seja como for, numa proposta dual de carro com propulsão elétrica ou híbrida plug-in na mesma plataforma, a ideia de resgatar alguns produtos do passado poderia ser válida, desde haja mercado para isso.
Uma dessas propostas poderia ser o resgate do “soldado Stratus”, um combatente da Chrysler que serviu ao lado do Dodge Avenger entre meados dos anos 90 e 2000. Inclusive o sedã foi vendido no Brasil, embora seja difícil encontrar um nas ruas.
A proposta surgiu como forma de uma projeção feita por Nihar Mazumdar na plataforma Behancé, conforme Auto Evolution trouxe à luz. Esse Novo Dodge Stratus surge como um derivado direto do Novo Dodge Charger.
Isso é, pelo menos em design, mas usaria certamente a mesma plataforma STLA Large para ser um sedã mais comportado e funcional que o muscle car eletrificado do século XXI que a Stellantis colocou no mercado americano.
Com carroceria fluida, o Novo Stratus aproveita elementos de outros carros recentes da Stellantis nos EUA, assim como explora o layout frontal do Charger, enquanto a traseira tem um conjunto ótico escurecido por uma máscara negra.
O teto curvado seria um enorme contraste com a base da carroceria, trazendo certa fluidez ao sedã da Dodge, que poderia ainda gerar um crossover de estilo cupê para ficar abaixo da linha Charger e, como eles, também ganhar uma versão R/T.
Usando um novo motor 1.6 Turbo da linha GSE com 176 cavalos, o Novo Dodge Stratus poderia ainda manter a tração dianteira com um elétrico na frente, além de oferecer uma opção e-AWD comum segundo elétrico no eixo traseiro.
Com pelo menos quatro modelos de estilo com propostas bem diferentes entre si (um cupê, um cupê quatro portas, um sedã e um crossover de estilo cupê), a Dodge poderia começar a levantar-se como uma marca de volume que sempre foi.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!