Atualmente a Fiat conta com o crossover Freemont como única opção de sete lugares no segmento de utilitários esportivos. O modelo é derivado do Dodge Journey, que ainda não teve um sucessor definido pela FCA nos EUA.
Enquanto isso não acontece, nós poderíamos olhar com mais atenção para a nova picape Fiat Toro, que a partir de 2016 deverá agitar o segmento de comerciais leves, rivalizando com a recém-chegada Renault Duster Oroch.
Mas o que teria a picape Toro a ver com o Freemont?
Com 4,91 m de comprimento e um aparente entre eixos longo (ainda não divulgado), o novo veículo da Fiat poderia ter uma variante SUV de sete lugares, a exemplo do que acontece com as picapes do segmento médio.
A projeção acima mostra essa ideia, mas ainda com a base longa da picape, mas provavelmente o utilitário esportivo teria entre eixos um pouco menor.
Um Fiat Toro em formato SUV e com sete lugares poderia substituir o Freemont mais à frente, formando assim uma dupla com enorme potencial de mercado no Brasil e em mercados emergentes, podendo mesmo chegar à Europa e quem sabe até marcar presença no mercado americano como um Dodge.
Mesmo fora dos states, o modelo certamente teria um apelo global. O que você acha?
Índice
Fiat Toro 2019 – ficha técnica
Motor | 1.8 E.torQ Evo | 2.4 Tigershark | 2.0 Multijet II |
Tipo | Dianteiro, Transversal, Etanol e Gasolina | Dianteiro, Transversal, Etanol e Gasolina | Dianteiro, Transversal, Turbo e Diesel |
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1747 | 2360 | 1956 |
Válvulas | 16 | 16 | 16 |
Taxa de compressão | 12,5:1 | 11,8:1 | 16,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Multiponto | Multiponto | Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) | Gasolina: 135 cv @ 5750 rpm /Etanol: 139 cv @ 5750 rpm | Gasolina: 174 cv @ 6250 rpm /Etanol: 186 cv @ 6250 rpm | Diesel: 170 cv @ 3750 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) | Gasolina: 18,8 kgfm @ 3750 rpm / Etanol: 19,3 kgfm @ 3750 rpm | Gasolina: 23,5 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 24,9 kgfm @ 4000 rpm | Diesel: 35,7 kgfm @ 1750 rpm |
[Projeção: The Really Johnny]