Projeção: Novo Fiat Toro em versão SUV de sete lugares

Projeção: Novo Fiat Toro em versão SUV de sete lugares

Atualmente a Fiat conta com o crossover Freemont como única opção de sete lugares no segmento de utilitários esportivos. O modelo é derivado do Dodge Journey, que ainda não teve um sucessor definido pela FCA nos EUA.


Enquanto isso não acontece, nós poderíamos olhar com mais atenção para a nova picape Fiat Toro, que a partir de 2016 deverá agitar o segmento de comerciais leves, rivalizando com a recém-chegada Renault Duster Oroch.

Mas o que teria a picape Toro a ver com o Freemont?

Com 4,91 m de comprimento e um aparente entre eixos longo (ainda não divulgado), o novo veículo da Fiat poderia ter uma variante SUV de sete lugares, a exemplo do que acontece com as picapes do segmento médio.

A projeção acima mostra essa ideia, mas ainda com a base longa da picape, mas provavelmente o utilitário esportivo teria entre eixos um pouco menor.

Um Fiat Toro em formato SUV e com sete lugares poderia substituir o Freemont mais à frente, formando assim uma dupla com enorme potencial de mercado no Brasil e em mercados emergentes, podendo mesmo chegar à Europa e quem sabe até marcar presença no mercado americano como um Dodge.

Mesmo fora dos states, o modelo certamente teria um apelo global. O que você acha?

Fiat Toro 2019 – ficha técnica

Motor

1.8 E.torQ Evo

2.4 Tigershark

2.0 Multijet II

Tipo

Dianteiro, Transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro, Transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro, Transversal, Turbo e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1747

2360

1956

Válvulas

16

16

16

Taxa de compressão

12,5:1

11,8:1

16,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 135 cv @ 5750 rpm /Etanol: 139 cv @ 5750 rpm

Gasolina: 174 cv @ 6250 rpm /Etanol: 186 cv @ 6250 rpm

Diesel: 170 cv @ 3750 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 18,8 kgfm @ 3750 rpm / Etanol: 19,3 kgfm @ 3750 rpm

Gasolina: 23,5 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 24,9 kgfm @ 4000 rpm

Diesel: 35,7 kgfm @ 1750 rpm

[Projeção: The Really Johnny]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.