Projeção: seria assim a nova picape que a Volkswagen fará no Paraná?

vw picape nova 1
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A Volkswagen aprovou um novo plano de investimentos para o Brasil, anunciado como um total de R$ 16 bilhões a serem gastos num período que vai até 2028, focando em híbridos, elétricos, motor, plataforma e novos produtos.

Entre estes novos carros, que serão quatro inéditos, estará uma picape a ser fabricada em São José dos Pinhais, no Paraná. Quando se fala no assunto, o nome Tarok é a primeira coisa que vem no pensamento, afinal, a VW fez o conceito em 2018.

Por motivos que não sabemos exatamente, a montadora pegou o projeto e jogou na gaveta, desaparecendo na secretíssima Ala 17, o chamado “Pico da Neblina”, na fábrica da Anchieta.

vw picape nova 2
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Agora, a menção a uma nova picape faz ressurgir a ideia da Tarok, porém, alguns sinais apontam para uma mudança nesse sentido. O motivo é que o conceito era feito sobre a base MQB-A1 do Taos, mas no Paraná, o T-Cross (MQB-A0) é quem domina a linha.

Compartilhar componentes com o SUV da marca ajudaria a reduzir os custos que, provavelmente, impactaram a Tarok. Ciro Possobom, CEO da VW Brasil, disse ao site Automotive Business: “Sabemos que temos uma lição de casa para fazer e vamos trabalhar nesta direção, por isso, esse projeto da nova picape no Brasil”.

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Ao site Auto Data, Possobom revelou que o design já está validado e que o projeto está bem avançado, porém, adiantou: “Mas ainda não será este ano que vamos apresentar esse produto”.

Seja quando for, a ideia de uma picape cabine dupla monobloco colocaria a VW num segmento intermediário entre a Saveiro e a Amarok, que a VW frisou continuar em produção na Argentina.

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Como se sabe, lá atrás, para os hermanos, a VW revelou uma Saveiro NG, até agora não executada. O mesmo, na época, para o projeto do MQB-A00, que seria o carro de Taubaté, também não feito ainda.

Seria, então, essa nova picape, derivada do T-Cross e com porte intermediário, surgindo como sucessora da Saveiro e medindo entre 4,70 m e 4,75 m de comprimento?

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A GM fez uma aposta nessa faixa com a Nova Montana, onde também existe a Oroch. Seria uma forma de sucessão da Saveiro, mas a VW assim não entraria numa briga com Toro e Rampage, por exemplo.

Caso herde a base do T-Cross, como a Montana com o Tracker, a Oroch com o Duster ou mesmo, numa escala maior, da Maverick com o Bronco Sport, essa nova picape poderia ter 1,751 m de largura e ser como nessa projeção de Kleber Silva. Seria uma boa aposta?

[Projeção: KDesign AG/Fontes: Auto Data/Automotive Business]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X