Project ICEBreaker: caminhão vai ser o pesadelo do Tesla Semi

Project ICEBreaker

Diferente do que acontece com a picape Tesla Cybertruck, a Tesla tem uma promessa elétrica que já virou realidade. Ela se chama Tesla Semi, é o caminhão elétrico da marca de Elon Musk.

No final do ano de 2022, a Tesla entregou as primeiras unidades vendidas do seu caminhão elétrico para a PepsiCo, e várias empresas grandes já estão avaliando usar estes tipos de caminhões, mas o problema é que eles tem várias desvantagens.

Se por um lado, nós, pessoas comuns pensamos que estas desvantagens se resumem a tempo de recarga e autonomia limitada, existem outros problemas.

O pacote de baterias pesa nada menos que cinco toneladas, o que reduz a carga útil do caminhão em 20%, e causa perdas de até 50.000 dólares por ano em receitas perdidas por causa desse peso todo.

Por isso, o projeto ICEBreaker quer criar caminhões competitivos de mais de 40 toneladas que rodam com hidrogênio, para não ter que perder todo este espaço e peso carregando baterias para lá e para cá.

Project ICEBreaker 2

O consórcio formado por empresas do Reino Unido diz que existem cerca de 500.000 caminhões por lá, criando mais de 19% das emissões de poluentes do país todo.

Eles também afirmam que se trata de poluentes demais, até mesmo desproporcionais, e por isso querem resolver o problema com caminhões movidos a hidrogênio.

A ideia é ter o protótipo rodando em testes até o final de 2024, e imagens de computador reveladas pelo grupo sugerem que o caminhão em questão terá um design bem aerodinâmico, parecido com o do Tesla Semi .

A cabine é arredondada e os espelhos laterais são câmeras, para uma melhor aerodinâmica. Pouco se sabe sobre como o protótipo será em termos de tecnologia debaixo do capô, mas o consórcio ICEBreaker quer melhorar radicalmente a eficiência dos motores a hidrogênio para produzir caminhões mais leves e mais econômicos.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X