Projeto de lei que torna a vistoria obrigatória para carros acima de 5 anos está em análise no Congresso

vistoria carro
vistoria carro

A vistoria veicular, que já foi obrigatória anualmente na cidade de São Paulo, por exemplo, pode voltar a ser obrigatória para casos não específicos considerados hoje em dia, como transferência de propriedade, mudança de município ou estado, e alterações nas características do veículo.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou em dezembro uma proposta que estabelece a vistoria veicular periódica para veículos com mais de cinco anos de fabricação, com intervalos a serem definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O texto do Projeto de Lei 3507/25, de autoria do deputado Fausto Pinato (PP-SP), também inclui no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a exigência da inspeção em situações como transferência de propriedade, recuperação de veículo roubado e suspeita de clonagem.

Pela regra atual, a vistoria veicular é exigida apenas em eventos específicos, como os citados acima, e sua regulamentação está dispersa entre o Código de Trânsito Brasileiro e resoluções do Contran.

Veja também

A proposta do 3507/25 muda esse cenário ao integrar a verificação de itens de segurança com o controle de emissão de poluentes e ruído — uma fiscalização que hoje acontece de forma esporádica, principalmente em blitzes.

A comissão aprovou um substitutivo do relator, deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), ao texto original. Uma das alterações é a limitação da inspeção periódica por idade, pois a proposta inicial deixava a definição dos critérios para o Contran.

O relator justificou: “A medida evita sobrecarga aos proprietários de veículos novos e seminovos, respeita os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade e compatibiliza essa exigência com a realidade econômica e operacional da frota brasileira.”

No PL 3507/25, a condução de veículo sem a vistoria obrigatória ou com o laudo de reprovação é infração grave, com aplicação de multa (R$ 195,23) e 5 pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.

O projeto tramita em caráter conclusivo e segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Todavia, para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Agora, resta saber o quanto isso irá custar e os demais detalhes desse projeto, em especial o intervalo entre as inspeções.

No Brasil, milhares de carros andam em situação reprovável, cabendo à fiscalização de agentes de trânsito e policiamento a verificação e autuação das irregularidades.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.